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Literacia matemática do aluno português segundo Pisa

Author(s): Barbosa, Sónia Carla Cabrita da Silva de Vasconcelos

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/15636

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Teste de PISA; Literacia matemática; Regressão logística; Regressão ordinal; PISA test; Mathematical literacy; Logistic regression; Ordinal regression


Description

O Projeto PISA (Programme for International Student Assessment) foi introduzido pela Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Económica (OCDE) em 1997 e tem como objetivo avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real. Na matemática a literacia é definida como a capacidade de um aluno identificar e compreender o papel da disciplina nos desafios da vida real, de fazer julgamentos bem fundamentados enquanto cidadão construtivo, preocupado e reflexivo. Neste trabalho procuramos caraterizar os alunos com nível de proficiência elevado na área espaço e forma e na área da quantidade. Para tal, recorremos aos dados dos questionários de alunos e pais, relacionando as variáveis destes questionários com o desempenho dos alunos, usando a regressão logística como ferramenta estatística principal. Também foi elaborado um estudo recorrendo à regressão logística ordinal no sentido de explorar mais os alunos que responderam corretamente a uma das questões, às duas questões ou pelo contrário não obtiveram sucesso a nenhuma das questões. Este estudo permitiu encontrar fatores potenciadores de um bom desempenho nas áreas em estudo, como o fato do aluno viver na zona Norte ou Centro de Portugal, ser rapaz ou mesmo possuir acesso a livros. Constatou-se também que diferentes metodologias de estudo implicavam diretamente no desempenho. Apesar dos itens colocados aos alunos não incidirem diretamente sobre conteúdos programáticos, os alunos que apresentaram repetências durante o percurso escolar apresentaram dificuldades acrescidas. Foram estudados os resultados obtidos pelos alunos de alguns países da União Europeia nas duas questões, e foram comparados os resultados a nível global e individual, tendo-se constatado que, os fatores que influenciam positivamente o aluno em Portugal não são significativos nos diferentes países. Pretendeu-se, como objetivo final, caracterizar o aluno de 15 anos que estuda em Portugal, no nível de proficiência elevado na área espaço e forma e na área da quantidade e assim poder encontrar um instrumento de trabalho útil para a definição e/ou refinamento das políticas educativas no sentido de melhorar a preparação dos alunos para a vida futura; ABSTRACT:The PISA (Programme for International Student Assessment) Project was introduced by OCDE in the year 1997, with the objective of assess young people (15 years old) capacity of using their knowledge to face real life challenges. In Mathematics, literacy is defined as the student capacity to identify and understand the importance of this Subject in the world performance, to make well based judgements as a constructive citizen, concerned and reflexive. In this work, we try to characterize Students with higher proficiency in space and shape area, also in quantity area. We used Parents and Students questionnaire data, relating variables from these questionnaires with Students performances, using logistic regression as a main statistical tool. We also carried out a study, based on ordinal logistic regression, with the objective of analyse Students who had answered correctly none, one, and two questions. This work also allowed finding some factors of a good performance in the areas under study, like the fact of Students living in the North or Center of Portugal, be a boy, or even if they have access to books. Also it was found that different study methodologies implied directly in student’s performance. Despite of the question didn’t focus directly programmatic contents, Students presented greater difficulties. We also studied the performance, at the two questions, of students from some European Union countries, and compared the global and individual results. We conclude some that factors that positively influence student’s performance in Portugal are not significant in different countries. As a final objective, we purposed to characterize the 15 years old Portuguese student, in order to find an useful work tool to define and refine the educative policies, trying to improve students preparation for his life in the future.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Infante, Paulo
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