Document details

Novo materialismo e investigação baseada nas artes no ensino de artes visuais

Author(s): Tereso, Susana Isabel Lopes Claro

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/15837

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Investigação baseada nas artes; A/r/tografia; Novo materialismo; Pintura; Prática de ensino; Arts-based research; A/r/tography; New materialism; Painting; Teaching practice


Description

Este relatório é constituído pelas componentes teórica e de análise da Prática de Ensino Supervisionada, nas quais se revêm e questionam os conceitos a/r/tografia e novo materialismo, à luz das motivações/vocações de cada aluno. Tendo como objetivo estudar, na qualidade de artista/investigadora/professora, a relação entre aluno como matéria agencial e o desenho/pintura, desenvolveu-se uma metodologia experimental pessoal inspirada nos métodos a/r/tográficos de Rita Irwin, envolvendo o diagnóstico e realização dos sonhos de cada aluno como co-investigadora dos seus interesses. O projeto Claro – Escuro. Sombras. Sonhos do 8º A da Escola Básica Cunha Rivara envolveu a grafite e carvão aguareláveis e a têmpera acrílica, e o projeto Entre/Cores do 10º E da escola Secundária Rainha Santa Isabel introduziu a cera líquida colorida e a recriação da têmpera com materiais locais. As ilustrações de livro e cronologia, e as exposições finais, realizadas nas escolas contribuem para a integração social das metodologias desenvolvidas; NEW MATERIALISM AND ARTS-BASED RESEARCH IN TEACHING VISUAL ARTS ABSTRACT: This report is composed by the components theoretical and of the analysis of the Supervised Teaching Practice, in which the concepts a/r/tography and new materialism are reviewed and questioned, considering each student’s motivations/vocations. Aiming to study, as artist/researcher/teacher, the relation between the student as agential matter and the drawing/painting, a personal experimental metodology was developed inspired in the Rita Irwin’s a/r/tographic methods, involving the diagnosis and realization of dreams of each student as coresearcher of his/her interests. Project Light – Dark. Shadows. Dreams of 8º A from Escola Básica Cunha Rivara investigated the water-soluble graphite and charcoal and acrylic tempera, and project Between/Colours of 10º E from Escola Secundária Rainha Santa Isabel introduced colorful liquid wax and recriation of tempera with local materials. Ilustrations of the schools’ book and chronology, and the final exhibitions of students dreamed drawing/paintings, realized in the schools contribute for the social integration of the developed methodologies.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo