Document details

Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender

Author(s): Piteira, Patrícia Isabel Beiçudo

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/15914

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Pré-escolar; 1.º ciclo do ensino básico; Prática de ensino supervisionada; Avaliação; Aprendizagens; Avaliação formativa; Autoavaliação; Pre-school; Primary school educational level; Supervised teaching practice; Assessment; Learning; Formative assessment; Self-assessment


Description

O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade basilar dar a conhecer o meu percurso de intervenção e investigação nesses contextos de ensino, com enfoque para a temática: “Avaliar para aprender”. São os principais objetivos deste relatório: abordar as funções da avaliação na construção da práxis educativa; compreender como é realizada a avaliação das aprendizagens das crianças/alunos inerentes às valências de ensino supracitadas; apresentar possíveis estratégias para que a avaliação assuma um cariz formativo com recurso, por exemplo, ao feedback; assumir a avaliação como elemento regulador do ensino e da aprendizagem e mostrar que tentei assegurar uma avaliação holística e integrada. Para alcançar tais objetivos foram promovidas algumas estratégias que realçassem a avaliação como um elemento integrante do processo de ensinoaprendizagem, assumindo um cariz formativo e garantindo a participação dos diversos elementos da comunidade educativa; Supervised Teaching Practice in a Preschool and Primary School Educational Level: Assessment to learn ABSTRACT: This report of Supervised Teaching Practice (STP) in a Pre-school and Primary School Educational Level is to present the research and personal involvement in these educational contexts, with focus on the theme: "Assessment to Learn." The main objectives of this report are: reviewing the functions of an assessment in the construction of an educational praxis; understanding how the learning assessment of children/students involved in the above teaching skills is perfomed; presenting possible strategies so that the assessment takes a formative nature using, for example, feedback; using the evaluation as regulatory teaching and learning element and ensuring an holistic and integrated review. To achieve these objectives some strategies were promoted that presented an assessment as an integral part of the process of teaching and learning, electing a formative nature and ensuring participation of the various members of the educational community.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents