Document details

Autoavaliação em escolas do Alentejo: constrangimentos e oportunidades

Author(s): Gomes, Sónia Cristina da Silva Dias

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/15920

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Avaliação das escolas; Desenvolvimento organizacional; Qualidade; Autoavaliação; School evaluation; Organizational development; Quality; Self-evaluation; External evaluation


Description

As escolas portuguesas têm vindo a ser confrontadas com a exigência de adoção de uma proposta reguladora que, valorizando a necessidade de se autoavaliarem, tem associada a ideia de qualidade e boas práticas na prestação do serviço educativo. Respondendo a essa exigência, manifestam necessidade de apoio na construção dos referenciais de suporte a uma autoavaliação formal. Visando responder a esta necessidade, a presente tese delineia propostas de apoio à autoavaliação na sequência da caraterização de (boas) práticas de autoavaliação em escolas públicas do Alentejo e da identificação de fatores facilitadores/dificultadores. Inserido no paradigma de investigação qualitativa, de natureza interpretativa, este estudo utiliza uma metodologia mista na recolha e análise dos dados, sustenta-se na explicitação de um quadro teórico resultante de uma reconfiguração dos conceitos básicos que interligam escola e avaliação e conclui da necessidade de reinventar formas de apoio às escolas para que elas ultrapassem uma praxis predominantemente burocrático-normativa da autoavaliação e desenvolvam modelos e práticas avaliativas potenciadoras da qualidade educacional; Self-evaluation in schools of Alentejo: constraints and opportunities Abstract: Portuguese schools are required to adopt a regulatory proposal which emphasizes the need of self-evaluation and implies the idea of quality and good practice in the provision of educational services. To meet this demand, schools need assistance to set up references to support a formal self-evaluation. To satisfy this need, this thesis defines guidelines to support self-evaluation following the characterization of (good) self-evaluation practices in public schools in the Alentejo and identifies facilitators / hindering factors. Within the paradigm of qualitative research, from an interpretive nature, this study adopts a mixed methodology in what concerns collecting and analyzing data, it is sustained by a theoretical framework resulting from a reconfiguration of basic concepts that connect school and evaluation and it concludes the need to find new ways to support schools to overcome a predominantly bureaucratic and normative praxis of self-evaluation and develops models and evaluation practices that can lead to educational quality.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents