Document details

Estudo arqueométrico de pinturas a óleo sobre cobre dos séculos XVII/XVIII do Museu de Évora

Author(s): Veiga, Alfredina de Jesus da Cunha

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/17299

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Pintura sobre cobre; Retratos miniatura; Estudo material; Microanálise não destrutiva e não invasiva; Painting on copper suport; Miniature portrats; Material study; Non-destructive and non-invasive micro-analysis


Description

Este trabalho teve como objetivo o estudo arqueométrico de um grupo de pinturas sobre cobre dos séculos XVII/XVIII pertencentes a uma coleção de cerca de sessenta medalhões do Museu de Évora. O estudo material incidiu sobre dezasseis dos medalhões, que constituem uma amostra representativa do tipo de retratos miniatura que eram pintados na Corte Europeia dos séculos XVII/XVIII, e dos diferentes estados de conservação e restauro existentes nesta coleção. Além da simples observação do seu estado de conservação e das escassas interpretações históricas que lhes são atribuídas, estas peças nunca tinham sido objeto de qualquer estudo analítico moderno em que se utilizassem técnicas instrumentais avançadas. Este estudo material foi realizado utilizando várias técnicas complementares de imagem e análise química, como IRR, μ-Raman, SEM-EDS, LC-DAD-MS, μ-ATR-FTIR, μ-XRD, pXRF, VIM e Py-GC-MS, e recorrendo, sempre que possível, a uma abordagem não destrutiva e não invasiva das peças. Com este trabalho foi possível fornecer um conjunto de dados científicos relevantes acerca do processo de criação destas peças e sobre a composição química dos constituintes da camada cromática, das substâncias utilizadas na preparação da superfície de cobre e dos produtos de degradação. Assim, foram identificados vinte pigmentos, a maioria deles inorgânicos (incluindo a covelite) e alguns orgânicos (como o índigo e a cochinilha), e os aglutinantes utilizados nas pinturas (óleo e tempera grassa). Foi ainda determinada a composição química do suporte de cobre e dos produtos de degradação, tendo sido identificados alguns produtos mais comuns e um produto de corrosão que se evidenciou pela sua raridade neste tipo de peças de arte, o formatotrihidróxido de cobre (II). Este estudo pretende ser um contributo para o conhecimento da pintura a óleo sobre cobre e dos problemas específicos de conservação deste tipo de pintura, de modo a permitir a realização de intervenções futuras eficazes e inequívocas neste tipo de obras de arte; ARCHAEOMETRIC STUDY OF OIL PAINTINGS ON COPPER FROM 17TH/18TH CENTURIES OF ÉVORA MUSEUM ABSTRACT: The aim of this work was to perform the archaeometric study of a group of paintings on copper from the XVII / XVIII centuries, which are part of the collection of about sixty medallions belonging to the Évora Museum. The material study focused on sixteen of these medallions, in different states of conservation and restoration, which constitute a representative sample of the typical portraits that predominated in the European Courts of the XVII / XVIII centuries. Until now, these artefacts have never been subjected to any modern analytical study, and the information known about these artworks is based in the simple observation of the paintings and in the scarce historical interpretations assigned to them. This material study was performed using several complementary techniques of imaging and chemical analysis, such as IRR, μ-Raman, SEM-EDS, LC-DAD-MS, μ-ATR-FTIR, μ-XRD, pXRF, VIM and Py-GC MS, and using a non-destructive and non-invasive approach wherever it was possible. With this work, it was possible to provide a set of relevant scientific data about the creating process of these pieces, and about the chemical composition of the colour layer, the copper surface preparation layer and the degradation products. Therefore, twenty pigments have been identified, most of them inorganic (including the unusual covellite) and some organic (such as indigo and cochineal). It was also possible to identify the binding media used in the paintings (oil or tempera grassa). The chemical composition of the copper support and of the degradation products was also determined, namely it were identified some of the common degradation products and a compound which is very rarely found in the corrosion areas of these type of artworks, dicoppertrihydroxyformate. This study is a contribution to the knowledge about oil painting on copper support and about the specific conservation problems of these paintings, in order to allow effective and unambiguous future interventions in this type of artworks

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo