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Fatores determinantes na avaliação do desempenho profissional dos professores do 2º ciclo da Escola 6053 - Luanda - Angola

Author(s): Rosa, Inácio Francisco João da

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/17422

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Educação; Avaliação; Desempenho profissional do professor; Education; Evaluation; Teacher Professional performance


Description

Esta investigação foi desenvolvida com a finalidade a analizar os fatores determinantes na Avaliação de desempenho profissional dos professores, de uma Escola do Ensino Secundário nº 6053 «Nova Vida», em Luanda, para que se conheçam melhor os elementos que podem condicionar este processo. A sociedade é cada vez mais exigente no que respeita à educação e ao seu meio envolvente, o que obriga os docentes a melhorarem as suas competências, para que possam acompanhar esta constante evolução. Neste estudo recorremos a uma metodologia de abordagem quantitativa, de carácter analítica. Aplicámos um questionário a um total de sessenta e dois (62) professores. Após os resultados do estudo concluímos que o atual modelo de avaliação apresenta algumas limitações e que estas condicionam os objetivos intrínsecos do mesmo, uma vez que a prevalência de questões burocráticas dificultam a sua implementação. A avaliação do desempenho é vista num prisma individual do professor, e não são fornecidas informações úteis para um melhor desempenho da sua atividade. Ainda existe um défice de formação necessária ao desenvolvimento dos docentes. Os resultados não são aproveitados como uma mais-valia no desenvolvimento dos recursos humanos do estabelecimento de ensino. Subsiste a desconfiança nos pares avaliadores, e pouca aceitação dos mesmos, pela falta de formação e de perfil pré-estabelecido ao nível nacional; ABSTRACT: DETERMINING FACTORS IN JOB PERFORMANCE EVALUATION OF TEACHERS IN A SECONDARY SCHOOL SCHOOL NO. 6053 "NEW LIFE" LUANDA This research was developed in order to analyze the determining factors in job performance evaluation of teachers, a School of Secondary Education No. 6053 "New Life", in Luanda, in order to better know the elements that determine this process. Society is increasingly demanding with regard to education and its environment, which forces teachers to improve their skills so that they can monitor this constantly evolving. In this study we used a methodology of quantitative, analytical character. We applied a questionnaire to a total of sixty-two (62) teachers. After the results of the study, the current valuation model has some limitations which affect the intrinsic these objectives the same, since the prevalence of bureaucratic issues complicate implementation. Performance evaluation is seen in an individual teacher's perspective, and are not provided useful information for better performance of its activity. There is still a training gap necessary for the development of teachers. The results are not used as an asset in the development of human resources of the school. There remains a distrust of evaluators peers, and poor acceptance thereof, by the lack of training and pre-established nationally profile.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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