Document details

Os cursos profissionais numa escola secundária: o papel dos diretores de curso

Author(s): Cordeiro, Lucinda Maria Frade

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/17615

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Cursos profissionais; Diretor de curso; Liderança; Gestão intermédia; Desenvolvimento profissional docente; Formação especializada; Supervisor; Supervisão pedagógica


Description

Com a presente dissertação, foi nossa intenção compreender a forma de ação dos Diretores de Curso no contexto específico de uma Escola Secundária Pública Sede de Agrupamento do Concelho de Sintra situado no Distrito de Lisboa. O estudo situa-se no paradigma de investigação interpretativo. Privilegiámos os seguintes instrumentos de recolha de dados: entrevista semiestruturada individual, em grupo e a recolha documental. Como participantes no estudo escolhemos: três Diretores de Cursos Profissionais, o Coordenador dos Cursos Profissionais e o Diretor do Agrupamento. O estudo permitiu-nos concluir que a articulação com as instituições a nível da realização da formação em contexto de trabalho é um fator valorizado por toda a comunidade educativa. Os conceitos de Liderança e de Supervisão ainda estão a ser interiorizados no Agrupamento. Pensamos que o trabalho colaborativo deve ser valorizado. A necessidade de formação específica revelou-se com grande expressividade. Evidencia-se uma resistência na utilização das novas tecnologias. Denota-se uma preocupação do Agrupamento em constituir equipas pedagógicas experientes na formação de Cursos Profissionais; Abstract: Professional Courses in a Secondary School: the role of Course Directors. With this dissertation, we aimed to understand the form of action of Course Directors in the specific context of a Public Secondary Head-School of a Schools Grouping, in Sintra, Lisbon district. This investigation is focused on the interpretative research paradigm. We have given preference to the following data collection tools: individual and group semi-structured interviews and documentary collection. We have chosen as participants in the study: three Professional Courses Directors, the Professional Courses Coordinator and the Schools Grouping Director. This study has allowed us to conclude that the coordination with the institutions responsible for the work-related training is prised by all the educative community. The concepts of Leadership and Supervision are still being internalised within the Schools Grouping. We think that collaborative work should be valued. The need for specific training has revealed itself with great expressiveness. A resistance to the use of new technologies is evident. The Schools Grouping is also concerned with setting up educational teams, experienced in shaping professional courses.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents