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Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a literatura infantil como contexto para a aprendizagem da matemática

Author(s): Duro, Ana Cláudia Mendes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/17657

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Matemática; Aprendizagem da Matemática; Literatura infantil; Pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; Mathematics; Learning of mathematics; Children´s literature; Pre-school; 1st cycle of basic education


Description

O presente relatório de estágio traduz a investigação feita ao longo das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, que se realizaram em dois semestres consecutivos, um deles no contexto de Educação Pré-Escolar e outro no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação foi realizada através do estudo teórico e intervenções desenvolvidas nos contextos referidos, perspetivadas em função da observação das necessidades das crianças/alunos e dos interesses de investigação, tendo como foco as conexões entre literatura infantil e a Matemática. Os objetivos desta investigação, na qual se perspetiva o conhecimento de uma forma global e não espartilhado em domínios estaques, são compreender como é que a literatura infantil pode contribuir para as aprendizagens matemáticas e, também, de como a Matemática pode contribuir para uma melhor e mais completa relação dos alunos com a literatura. Para tal, explora-se de que modo se pode retirar da literatura infantil elementos matemáticos, promove-se a utilização de histórias que permitam explorar o domínio da Matemática, proporciona-se diferentes formas de exploração de histórias na vertente matemática e realiza-se atividades matemáticas a partir de histórias infantis. A investigação apoiou-se na recolha e analise de dados relativos ao trabalho realizado ao nível da literatura infantil como contexto para a aprendizagem da Matemática desenvolvidos nos contextos de, Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados teve como horizonte os objetivos referidos, assim como, os modelos teóricos que sustentaram a referida investigação. Esta investigação permite confirmar que a Matemática não é só uma área restrita, mas sim uma área transversal que quando bem pensada e trabalhada beneficia em todos os aspetos a aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and the 1st Cycle of basic education: The children's literature as a context for learning mathematics ABSTRACT: This internship report reflects the research done over the course units of Supervised Teaching Practice, held on two consecutive semesters, one of them in the context of Preschool education and another in the context of 1st cycle of basic education. This research was carried out through theoretical study and interventions developed in the contexts mentioned, envisioned due to the observation of the needs of children/students and research interests, focusing on the connections between children’s literature and mathematics. The objectives of this research, in which prospective knowledge on a global basis and not restricted to self-contained areas, are to understand how children's literature can contribute to mathematics learning and also how mathematics can contribute to a better, more complete relation of students with literature. To this end, we explore how we can remove from children's literature mathematical elements, promote the use of stories to exploit the domain of mathematics, provide different forms of exploitation of stories in the mathematical aspects and carry out mathematical activities from children's stories. The investigation relied on the collection and analysis of data relating to the work done at the level of children's literature as a context for learning mathematics developed in Preschool and 1st cycle of Basic Education contexts. Data analysis had as its horizon the objectives referred, as well as the theoretical models that supported such research. This research allows us to confirm that mathematics is not only a restricted area, but a cross-sectional area when well thought out and worked benefits in all aspects of mathematics learning in pre-school and 1st cycle of basic education. This research allows you to confirm that mathematics is not only a restricted area, but a cross-sectional area

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Canavarro, Ana Paula
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