Author(s):
Silva, Izabel Matos de Aguiar ; Neto, António José dos Santos
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/17930
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Ciências da Educação; Avaliação de Desempenho; Professores; Brasil
Description
A presente investigação surgiu a partir da situação vivida atualmente pela educação brasileira, no que diz respeito à avaliação do desempenho docente. Pretendeu-se conhecer a realidade de uma escola pública no Estado do Pará, através de uma pesquisa in loco inspirada no estudo de caso, com a finalidade de perceber como, por que e com que consequências profissionais e pedagógicas os professores daquela escola eram avaliados, mesmo que fosse apenas informalmente. No enquadramento conceitual de base foi explorado o tema da profissionalidade docente. Os objetivos principais do estudo permearam a análise sobre a avaliação do desempenho docente e suas finalidades, os instrumentos utilizados para tal avaliação e a relação deste procedimento com as propostas legais existentes. Sustentando o estudo, recorreu-se a uma abordagem metodológica mista, contemplando a utilização de questionários dirigidos aos professores da escola. Espera-se que dos resultados possam ser derivados valiosos contributos para uma melhor compreensão do processo de avaliação do desempenho docente no contexto da educação brasileira e paraense, na medida em que o tema, ainda pouco investigado, causa polêmica quanto aos processos instalados. Os resultados tenderam a apontar para a necessidade de implantação definitiva do sistema de avaliação docente formal no sistema educacional paraense.