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A missão social da Biblioteca Pública: uma visão das bibliotecas públicas portuguesas a partir do Facebook

Author(s): Alvim, Luísa

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/18337

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Missão Social da Biblioteca Pública; Bibliotecas públicas; Facebook; Portugal; Biblioteca 2.0; Social mission of the public library; Facebook; Portugal; Library 2.0


Description

O presente estudo tem como objetivo geral contribuir para uma reflexão sobre o tema Missão social da Biblioteca Pública, analisando as perceções dos responsáveis das bibliotecas públicas portuguesas e investigando como estes profissionais trabalham o tema nas páginas/perfis no Facebook das bibliotecas. Utilizaram-se métodos mistos integrando duas abordagens, a qualitativa e a quantitativa, para proporcionar uma visão mais ampla do caso em estudo, empregando as técnicas de recolha de dados, o inquérito por questionário e a observação de páginas/perfis e comentários do Facebook e dos sítios Web das bibliotecas públicas. A partir da revisão da literatura, estabeleceram-se dois modelos de análise de conteúdo, um dedicado aos conteúdos da Web 2.0 e outro modelo dedicado às facetas da missão social da biblioteca pública. Recolheram-se as perceções dos responsáveis das bibliotecas públicas portuguesas sobre o papel do Facebook e o cumprimento da missão social da biblioteca pública na rede social. Os resultados evidenciam uma grande disparidade de perceções sobre as oportunidades da Web 2.0 para a biblioteca, sobre a missão social da biblioteca pública no Facebook, os públicos a atingir e evidenciam também que os responsáveis não atribuem significado relevante à missão social. De forma generalizada, a observação revelou que as bibliotecas publicam nas páginas/perfis do Facebook e nos sítios Web raramente ações de caráter social. Conclui-se que as bibliotecas, os profissionais, os responsáveis, os organismos que as tutelam não expressam com veemência, nos espaços virtuais públicos, a visão e a missão em geral destas instituições e particularmente a missão social. Alguns dos contributos deste trabalho são o desenvolvimento de um corpus teórico e reflexivo sobre a Missão Social da Biblioteca Pública, a apresentação de propostas de modelos de análise de conteúdo para observação de facetas sociais nas páginas/perfis do Facebook, com indicadores e métricas para obtenção de taxas de sociabilidade da biblioteca e da comunidade em linha e a avaliação das práticas das bibliotecas públicas portuguesas no Facebook face à missão social. Para o bom exercício desta missão apontam-se propostas de orientação para as entidades estatais que tutelam as bibliotecas públicas, para as instituições de ensino superior com oferta formativa na área da Ciência da Informação, para a comunidade profissional e para as associações profissionais da área das bibliotecas; The Social Mission of the Public Library: a vision of Portuguese public libraries from Facebook ABSTRACT: This study has the general objective of contributing to a reflection on the theme The Social Mission of the Public Library, analysing the perceptions of those responsible for the Portuguese public libraries and investigating how these professionals work this topic in the Facebook pages/profiles of the libraries. It were used mixed methods integrating two approaches, the qualitative and the quantitative ones, in order to provide a wider view of the case study, by using data collection techniques, the survey by questionnaire and the observation of the pages/profiles and comments from the Facebook and the websites of the public libraries. From the literature review, two models of content analysis were set up, one focusing the Web 2.0 contents and another model dedicated to aspects of the social mission of the public library. The perceptions on the role of the Facebook and the fulfilment of the social mission of the public library in the social network were collected from the responsible for the Portuguese public libraries. The results show a wide disparity of perceptions about the opportunities of Web 2.0 to the library, on the social mission of the public library on Facebook, the public to reach and they also show that the responsible do not attach important significance to the social mission. In a generalised way, the observation revealed that libraries rarely publish social actions on Facebook pages/profiles and in the websites. In conclusion, the libraries, the professionals, the responsible, the organisms that oversee them do not express strongly, in public virtual spaces, the vision and the mission of these institutions in general and particularly the social mission. Some of the contributions of this work are the development of a theoretical and reflective corpus on the Social Mission of the Public Library, the presentation of proposals of content analysis models to observe social facets on the Facebook pages/profiles, with indicators and metrics in order to obtain rates of the library sociability and of the online community and the evaluation of the practises of the Portuguese public libraries in Facebook in order to the social mission. For the proper exercise of this function one presents guiding proposals to the state entities responsible for public libraries, to higher education intitutions in the area of Information Science, to the professional community and to the professional associations in the fields of libraries.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Calixto, José António
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