Document details

Efeitos de um programa de exercícios de dupla-tarefa no funcionamento cognitivo de idosos institucionalizados

Author(s): Sabino, Cristina Isabel Ricardo

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/18367

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Envelhecimento; Dupla tarefa; Exercício; Funcionamento cognitivo; Aging; Dual-task; Exercise; Cognitive functioning


Description

Objetivo: Estudar os efeitos de um programa de exercícios de dupla-tarefa sobre o funcio-namento cognitivo e motor (equilíbrio) em pessoas idosas institucionalizadas. Método: Os participantes foram selecionados por conveniência entre os utentes de uma resi-dência para pessoas idosas. O grupo inicial foi constituído por 23 idosos (60-95 anos). Os participantes integraram um “período de controlo” de 4 semanas em que mantiveram as ati-vidades normais da residência e depois participaram no programa de intervenção/exercício dupla-tarefa durante 10 semanas. A avaliação para recolha de dados foi realizada em 3 momentos: no pré-controlo, no pós-controlo coincidente com a pré-intervenção e na pós-intervenção. Foram avaliadas variáveis cognitivas, motoras e de dupla-tarefa (cognitiva e motora). Resultados: A análise estatística comparativa dos resultados das três avaliações evidenciou efeitos positivos do programa de intervenção ao nível das funções executivas e do equilíbrio dinâmico em tarefa simples, p <0.05. As variáveis cognitivas atenção visual e velocidade de processamento (tarefa simples e dupla-tarefa), bem como o equilíbrio dinâmico em dupla-tarefa não apresentaram alterações significativas. Conclusões: Os resultados obtidos no estudo indicam que um programa de treino em situa-ção de dupla tarefa induz melhorias nas funções executivas de idosos institucionalizados e no equilíbrio em tarefa simples; Effects of a dual-task exercise program in cognitive functioning of institutionalized elderly people Abstract: Objective: To study the effects of a dual-task exercise on cognitive functioning and engine program (balance) in institutionalized elderly. Method: Participants were selected by convenience between the users of a residence for the elderly. The initial group consisted of 23 elderly (60-95 years). Participants were part of a "control period" of four weeks in which maintained normal activities of the residence and later participated in the intervention program / dual-task exercise for 10 weeks. The evalua-tion for data collection was performed in 3 stages: the pre-control, the control post coincid-ing with the pre-intervention and post-intervention. Cognitive, motor and dual-task (cogni-tive and motor) variables were assessed. Results: The comparative statistical analysis of the results of the three evaluations showed positive effects of the intervention program at the level of executive functions and dynamic balance in simple task, p <0.05. Cognitive variables, visual attention and processing speed (single-task and dual-task) as well as dynamic balance in dual-task showed no significant changes. Conclusions: The results of the study indicate that a training program is located dual task induces improvements in executive functions of institutionalized elderly and balance in simple task.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents