Document details

A qualificação dos recursos humanos no sector turístico no centro histórico de Évora : Alojamento e restauração

Author(s): Pedro, Susana

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/20871

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Qualificação; Competências; Recursos humanos; Formação; Turismo; Centro histórico de Évora; Qualification; Skills; Human resources; Training; Tourism; Historic center of Évora


Description

O estudo apresentado centra-se na problemática da qualificação dos recursos humanos no sector turístico, dentro das muralhas que delimitam o Centro Histórico de Évora, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Este marco na história da cidade contribuiu para uma alteração profunda ao nível das instituições e dos habitantes de Évora que sentiram um aumento da actividade turística e dos serviços a ela associados. A qualificação surge como um aspecto essencial para o desenvolvimento local, uma vez que é decisiva ao nível da competitividade do sector turístico. A formação profissional é um eixo muito importante ao nível dos recursos humanos e das suas competências e assume um papel fundamental na adaptação das empresas às alterações que a sociedade vive actualmente. São estas alterações que criam a necessidade de adaptar os recursos humanos à nova realidade e às transformações que vão ocorrendo ao nível da actividade turística. Com o objectivo de analisar a problemática da qualificação dos recursos humanos no sector turístico no Centro Histórico de Évora, foram seleccionadas quatro unidades de alojamento e foram aplicadas entrevistas aos respectivos proprietários e/ou gerentes. A análise e o tratamento de dados referentes às entrevistas permitiram verificar que a aposta na qualificação dos recursos humanos é uma constante nestas unidades, em que são privilegiadas formações profissionais com vista a desenvolver competências relacionais e sociais, conhecimentos de línguas estrangeiras, conhecimento na área das Tecnologias de Informação e Comunicação e ainda em Higiene e Segurança no Trabalho. – ABSTRACT: The present study focuses on the issue of qualification of human resources in the tourism sector within the perimeter walls of the Historie Center of Évora, classified as World Heritage by UNESCO since 1986. This milestone in the history of the city contributed to a huge development of institutions and people of Évora felt an increase in tourism and services associated with it. The classification appears as a crucial factor in local development, since it is extremely important for the competitiveness of the tourism sector. Professional training is very important for the human resources and skills and plays a key role in the adaptation of businesses to which the companies currently experience. These are changes that create the need to adapt human resources to the new reality as well as the changes that occur at the level of tourism. ln order to study the problem of human resources development in tourism in the Historic Center of Évora, were selected four accommodation units and interviews were held to their owners and I or managers. The analysis and data processing from the interviews provided confirmation that the focus on human resources development is a constant in these units. This study allowed concluding that people privileged professional coaching to develop some areas like social and relational skills, foreign languages learning, as well as professional experience is vital for the managers of this sector.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents