Document details

O plano de restruturação do Laboratorio Chimico da Escola Politécnica de Lisboa visto através dos seus documentos de despesas: casas comerciais e aquisição de equipamentos (1888-1892)

Author(s): Morais, Rita Policarpo

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/20925

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Restruturação do Laboratório Chimico; Fornecedores; Ciência; Valorização patrimonial; Restructuring of the Chemical Laboratory; Suppliers; Science; Valorization of cultural heritage


Description

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, outrora Escola Politécnica de Lisboa acolhe o Laboratorio Chimico dessa mesma escola originário do século XIX. O período cronológico desta dissertação (1888-1892) foi de grande importância para este Laboratorio, pois coincide com a restruturação e apetrechamento daquele espaço, processo que lhe conferiu um prestígio europeu. A coleção de química é constituída por aproximadamente três mil peças, sendo considerada das maiores coleções oitocentistas de química atualmente existentes na Europa. No entanto, ainda hoje se conhece pouco sobre a origem, a data e o processo de aquisição dessas peças. Através do levantamento sistemático de todas as despesas efetuadas pelo Laboratorio Chimico entre 1888 e 1892, pretendeu-se identificar as datas das aquisições e as firmas fornecedoras portuguesas e estrangeiras. Com o intuito de ligar o Laboratorio Chimico à cidade e valorizar o seu património elaborou-se a rota “O Laboratorio Chimico e os seus fornecedores: um passeio da Escola Politécnica para a Lisboa Oitocentista”; Chemical Laboratory Restructuring Plan of the Polytechnic School of Lisbon Seen Through their Expense Documents: Commercial Houses and Equipment Acquisition (1888-1892) Abstract: The National Museum of Natural History and Science, once Polytechnic School of Lisbon receives the Chemical Laboratory of that school since the XIX century. The chronological period of this dissertation (1888-1892) was of a huge importance for this laboratory, because matches with the restructuring and equipping of that space, process which conferred an European prestige. The chemical collection is composed by approximately three thousand pieces, being considered one of the biggest chemical nineteenth-century collections existing nowadays in Europe. However, still little is known about the origin, date and process of the acquisition of those pieces. Thru the systematic survey of all expenses made by the chemical laboratory between 1888 and 1892, it was intended to identify the acquisition dates and the portuguese and foreign supplier firms. With the intention to connect the Chemical Laboratory to the city and valorize its patrimony it was elaborated the route “The Chemical Laboratory and its suppliers: a walk from the Polytechnic School to the nineteenth-century Lisbon”.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Matos, Ana Cardoso de; Lourenço, Marta
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents