Author(s):
Tomás, João André Nunes
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/23143
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Socialização; Desporto; Qualidade de vida; Karate-Do; Habitus; Socialization; Sport; Quality of life; Karate-Do; Habitus
Description
Este trabalho incidiu sobre a temática, ainda pouco explorada no nosso país, da observação sociológica das artes marciais, nomeadamente, do Karate-Dō. Esta abordagem sociológica do tema teve como conceito central a socialização, ou seja, o grupo de praticantes de Karate-Dō como instrumento de socialização dos indivíduos, nos diferentes domínios de vida, interligando esta socialização com os resultados de qualidade de vida percecionada. Foi ainda adicionado um fator diferenciador da prática de Karate-Dō, o método de treino utilizado – tradicional ou desportivo – de forma a tornar ainda mais abrangente a observação da temática. A abordagem teórica escolhida para enquadrar este conceito de socialização foi a proposta por Pierre Bourdieu, nomeadamente com o conceito do habitus e as suas disposições para a ação. Optou-se por um estudo exploratório com uma abordagem metodológica mista – quantitativa e qualitativa – por forma a compreender de maneira mais abrangente o conceito e interligação em questão e as suas nuances. Os dados recolhidos resultaram da realização de 78 inquéritos por questionário e 6 entrevistas semiestruturadas a praticantes de Karate-Dō adultos e com experiência de prática, a nível nacional, de ambos os métodos de treino. Concluiu-se sumariamente que o método de treino não é um fator decisivo na prática, que os praticantes de Karate-Dō apresentam um elevado nível de qualidade de vida percecionada e que os praticantes reconhecem a prática de Karate-Dō como um instrumento de socialização. Dentro desta última conclusão foi possível identificar que o habitus marcial poderá estar relacionado com o Budō no sentido que este é a reconhecida matriz cultural e filosófica do Karate-Dō. Superficialmente foi possível identificar dois aspetos relacionados com as disposições do habitus marcial do Karate-Dō: a prática como forma de atingir a perfeição/mestria e a consciência de si e dos outros; Abstract: Title: Socialization, Sport and Quality of Life: Karate-Do athletes example This study was about the, little explored theme in Portugal, of sociological point of view of martial arts, more precisely, Karate-Dō. The approach of this theme had as main concept socialization, more precisely how the group of Karate-Dō athletes work as socialization instrument of the individuals, in different life domains, connecting the socialization with the results of subjective quality of life. Has also added one distinctive factor in the Karate-Dō practice, the training method – traditional or sports – to make a more comprehensive observation of the main theme. The main theoretical approach of socialization concept chosen was the approach proposed by Pierre Bourdieu, more precisely the habitus concept and its dispositions to action. We opted by an exploratory study with a mixed methodology approach – quantitative and qualitative – to understand on a more comprehensive way the concept and the different connections in cause and its slightly changes. The data recorded resulted from 78 inquiries by questionnaire and 6 semi-guided interviews to Karate-Dō adult athletes with practice experience, at national level, from both training methods. We concluded that the training method is not a decisive factor on the way that karateka look at their practice, that karateka shows a high level of subjective quality of life and that karateka recognize the belonging to Karate-Dō group as socialization instrument. In this last conclusion was possible to identify that martial habitus could be related to Budō concept in the way that this concept is the recognized cultural and philosophical matrix of Karate-Dō. Superficially could be identified two main aspects related to the dispositions of the martial habitus of Karate-Dō: the practice as way to achieve perfection/mastery and the conscience of self and others.