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Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a organização do ambiente educativo e a autonomia da criança

Author(s): Salgado, Rute Sá

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/23244

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Ambiente educativo; Educação de infância; Autonomia; Intencionalidade educativa; Professor-investigador; Educational environmental; Preschool education; Autonomy; Educative intentionality; Action-research


Description

Este Relatório tem como finalidade divulgar a intervenção realizada na Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim de Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com enfoque na temática “A Organização do ambiente educativo e a autonomia da criança”. O trabalho desenvolvido pretendeu compreender como a organização do ambiente educativo pode promover a autonomia das crianças atendendo aos seus interesses e necessidades. Procurou-se ainda identificar os critérios subjacentes à organização do espaço e das rotinas pelas educadoras e compreender a importância da intencionalização da organização do espaço e rotinas para a promoção da autonomia. O estudo suportou-se na metodologia de investigação-ação e utilizou os seguintes instrumentos de recolha de dados: notas de campo e reflexões; planificações; entrevistas; escalas de avaliação do ambiente educativo; perfil de implementação de modelos pedagógicos. A intervenção assim sustentada permitiu concretizar alterações nos contextos de prática que contribuíram para a promoção da autonomia das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The Educational Enviorenment Organization and the Child’s Autonomy Abstract: The purpose of this report is to disclose the scope of the Teaching Practice in Preschool Education, from the Master Course in Preschool Education, regarding the “Educational environment organization and child’s autonomy”. The drive of the present work was to understand how the educational environment can promote children’s autonomy in terms of their interests and needs. Moreover, to identify teacher’s underlying criteria for space and routines organization to enhance autonomy. Study methodology was action-research based and used the following data collection tools: field notes and reflexions; planning; interviews; educational environmental evaluation scales and implementation profiles from pedagogical models. The sustained intervention allowed to encourage changes in the practice settings that lead to improvements of children’s autonomy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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