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Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras

Author(s): Heliodoro, Marta Sofia Baião

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/23277

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Eventos culturais; Comunicação em turismo; Unidades hoteleiras; Évora; Cultural events; Communication in tourism; Hotel units; Évora


Description

O turismo cultural representa um mercado turístico muito importante, correspondendo a cerca de 40% do mercado turístico internacional, e conhecido como podendo contribuir para a salvaguarda do património, preservação da identidade, cultura, tradição e herança dos povos. A cultura é hoje em dia assumida como ferramenta estratégica de diferenciação entre destinos. Também o estudo dos eventos é uma área cada vez mais importante na investigação em turismo, uma vez que a função dos eventos existentes num determinado destino pode ser relevante na tomada de decisão e na satisfação do turista. Os eventos culturais são uma tipologia de eventos amplamente reconhecida como potencialmente diferenciadora dos destinos, assumindo a comunicação desses eventos um papel chave para o sucesso dos mesmos. Neste contexto, a presente dissertação pretende compreender se a divulgação da comunicação dos eventos culturais promovidos pela Câmara Municipal de Évora é efetuada de forma eficaz para as unidades hoteleiras, de modo a suscitar o interesse dos turistas. A concretização destes objetivos obrigou a uma reflexão teórica sobre o turismo e os eventos e a comunicação em turismo. A metodologia adotada para desenvolver o estudo empírico foi de carácter qualitativo, recorrendo à realização e análise de entrevistas semiestruturadas e observação não participante. Com base nos dados recolhidos, conclui-se que parece existir necessidade de maior diversificação dos eventos realizados na cidade e uma maior comunicação entre a Câmara Municipal de Évora e as unidades hoteleiras, a fim de melhorar não só os eventos promovidos como a comunicação e divulgação dos mesmos. Apresentam-se também algumas linhas de orientação para futuros projetos de investigação a desenvolver acerca desta temática; Abstract: Events promoted by the Municipality of Évora: Evaluation of the dissemination and communication to tourists through the hotel units Cultural tourism is a very important tourist market, corresponding to about 40% of the international tourist market, and is known as contributing to the preservation of the heritage, preservation of the identity, culture, tradition and heritage of a people. Culture is nowadays assumed as a strategic tool for differentiation between destinations. In addition, the study of events is an increasingly important area in tourism research, because the events that take place at a given destination can play a relevant role in the decision making process and tourist satisfaction. Cultural events are a typology of events recognized as potentially differentiating destinations, with the communication of these events playing a key role in their success. In this context, the present dissertation intends to understand if the communication of the cultural events promoted by the City Council of Évora is done effectively for the hotel units, in order to arouse the interest of the tourists. To achieve these goals a theoretical reflection on tourism and events and the communication in tourism was the first step undertaken. The methodology adopted to develop the empirical study was qualitative, collecting data from semi-structured interviews and non-participant observation. The analysis of the collected data allowed to conclude that there seems to be a need for greater diversification of the events held in the city and that there should be more communication between City Council of Évora and the hotel units, in order to improve not only the promoted events but also the communication and dissemination of the events. Some guidelines for future research on this subject are also suggested.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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