Document details

Monitorização e revisão da carta educativa de Ponte de Sor: uma reflexão sociológica a partir da experiência

Author(s): Louro, Lucília Maria Alves

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/23495

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Educação; Carta educativa; Municípios; Sociologia da ação; Education; Educational charter; Municipalities; Sociology of action


Description

Iniciamos este trabalho com uma descrição da estrutura do relatório de Estágio. Na segunda parte do trabalho desenvolvido, é feito um enquadramento deste. Aqui, percorre-se um pouco sobre a história do Poder Central e Local e como se realizam as competências edu-cativas a estes níveis em Portugal. Em seguida é feita a ligação da Educação aos Municípios, aos Territórios Educativos, e à Cidade Educadora. A finalizar esta segunda parte do trabalho, des-creve-se o papel que um sociólogo tem numa autarquia e é realizada uma síntese reflexiva sobre todas as temáticas até então desenvolvidas. A terceira parte do trabalho é dedicada à caracterização do concelho de Ponte de Sor e à apresentação da nossa entidade de acolhimento, Câmara Municipal de Ponte de Sor. Iniciou-se a mesma por uma breve descrição histórica da localidade, seguindo-se uma caracterização geográ-fica, demográfica, económica e social do concelho e uma descrição das projeções demográficas da localidade até 2018. No que concerne à Câmara Municipal de Ponte de Sor, entidade de aco-lhimento, fez-se uma caracterização da mesma e em particular à Divisão de Ação Social, Educa-ção, Cultura e Desporto, espaço onde se desenvolveu o Estágio Curricular. A quarta parte é dedicada ao Estágio Curricular em si mesmo. Num primeiro ponto descreve-se o desenvolvimento do estágio, onde é realizado um breve enquadramento, seguindo-se os objetivos, a metodologia e onde procuramos identificar as atividades desenvolvidas durante o estágio, descrevendo neste contexto, a forma como a Carta Educativa do concelho foi revista e monitorizada durante este período. Na quinta e última parte do trabalho, em jeito de conclusão de um trabalho desenvolvido e de um período de tempo onde as experiências foram colocadas em prova, é feita uma reflexão de um Sociólogo numa Autarquia, tecidas algumas considerações sobre o Estágio Curricular e a contribuição que o desenrolar do trabalho descrito, veio proporcionar quer a nível pessoal quer a nível profissional; Abstract: MONITORING AND REVIEW OF THE EDUCATIONAL LETTER PONTE DE SOR: A sociological reflection from experience We began this work with a description of the structure of the stage where report is made to the description of it. In the second part of the work is done in this framework. Here, a little about the history of Central and Local Power and how to carry out the educational skills to these levels in Portugal. Soon afterwards it is made the connection of the Education to the Municipal districts, to the Educational Territories, and to the Educating City. To conclude this Monday it leaves of the work, the paper is described that a sociologist has in an autarchy and a reflexive synthesis is accomplished on all the themes until then developed. The third part of the work is dedicated to a characterization of the municipality of Ponte de Sor and of our host entity, Ponte de Sor Municipality. The same began for an abbreviation historical description of the place, being followed a characterization geographical, demographic, economic and social of the area and a description of the demographic projectors of the place to 2018. In what it concerns in Ponte de Sor Town Hall, reception entity, was made a characterization of the same and in matter to the Division of Social Action, Education, Culture and Sport, space where grew the work as a Trainee Curricular. The fourth part is dedicated to the Trainee Curricular in himself. In a first point the development of the apprenticeship is described, where is accomplished a brief framing, being followed the objectives, the methodology where tried to identify the activities developed during the apprenticeship, describing in this context, the form as the Educational Letter of the area was reviewed and monitored during this period. In Thursday and last part of the work, in way of conclusion of a developed work and of a period of time where the experiences were put in proof, it is made a reflection of a Sociologist in an Autarchy, woven some considerations about the Trainee Curricular and the contribution that uncoiling of the described work, it came to provide wants at personal level wants at professional level.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Saragoça, José Manuel Leal
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents