Document details

As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.

Author(s): Oliveira, Filipe

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/4174

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): P-Cug MM 242; P-Cug MM 48; Jacques Buus; ricercare; século XVI; música de tecla quinhentista; Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra


Description

O manuscrito P-Cug MM 242, associado ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, constitui-se como um documento imprescindível para o estudo da música instrumental em Portugal em meados de quinhentos. Em formato de partitura (open score-format), inclui cópias de sete versões recompostas de alguns ricercari do Libro primo de ricercari…(1547) do compositor flamengo Jacques Buus, realizadas a partir das versões constantes no P-Cug MM 48. Sem se destinarem à execução instrumental, essas recomposições em partitura tiveram pressupostos didáticos, sobretudo no que se refere à aprendizagem da arte de contraponto por parte dos frades crúzios. Neste contexto, um dos aspectos de maior relevo do MM 242 advém da relação próxima destas cópias com a prática instrumental, nomeadamente, a assimilação teórica das regras de execução ornamental ao teclado (glosa) por parte dos estudiosos.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents