Document details

Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário

Author(s): Trindade, Ana Isabel Martins

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9083

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): processo instrucional; planificação


Description

Resumo Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para 3.º Ciclo e Secundário de Ana Isabel Martins Trindade Nos dias de hoje, a escola apresenta-se como um local de formação e convívio com alunos cada vez mais heterogéneos e exigentes. Cabe ao professor acompanhar o rápido desenvolvimento da sociedade atual através da diversificação dos métodos de ensino e da criação de situações de aprendizagem motivantes que impliquem o aluno na sua própria aprendizagem. Assim, na prática de ensino supervisionada realizada pela autora em duas escolas (básica e secundária), foram desenvolvidas atividades que contribuíram para a aprendizagem dos alunos e igualmente para o próprio desenvolvimento profissional, que se reflete neste relatório. Das muitas aprendizagens identificadas no percurso formativo da autora, destacam-se as realizadas a nível do processo instrucional que orienta as fases de planificação, condução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Sublinha-se o recurso a tarefas de modelação matemática, a condução dos vários momentos da aula e a utilização da tecnologia na sala de aula.;Abstract Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching on 3rd Cycle and Secondary levels of Ana Isabel Martins Trindade Nowadays, school presents itself as a place of training and socializing with students increasingly demanding and heterogeneous. The teacher has to accompany the rapid development of modern society through diversification of teaching methods and creation of motivating learning situations that involve students in their own learning. So, on supervised teaching practice developed by the author in two schools (basic and secondary), several activities were developed that contributed both to students learning and to the author professional development, as explained in this report. Among the professional knowledge learned during the training process, the author identified several learnigs concerning the instructional process that guides the phases of planning, conducting and evaluating of teaching and learning process. To be stressed are the use of mathematical modeling tasks, the conduct of the various moments of the lesson and use of technology in the classroom.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Canavarro, Ana Paula
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents