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A contribuição dos ativos intangíveis no valor das empresas

Author(s): Sousa, Ofélia Maria Andrade de

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9642

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Ativos intangíveis explícitos; Ativos intangíveis impícitos; Goodwill; I&D; Outros intangíveis; Avaliação de empresas


Description

A mensuração dos ativos intangíveis e a avaliação de empresas são temas que sempre geram polémica e incerteza no capítulo das finanças empresariais. Esta dissertação tem como objetivo primordial analisar o impacto dos ativos intangíveis no valor das empresas do PSI-20 (2004-2010), quer do ponto de vista dos ativos intangíveis explícitos, quer dos implícitos, procedendo a uma análise diferencial entre o price to book value e o seu valor de mercado, expresso pelo total do capital próprio a preços de mercado. Através da mesma base de dados extraíram-se as médias do peso relativo dos ativos intangíveis implícitos e explícitos no valor das empresas e os resultados permitem concluir que os intangíveis têm, de facto, relevância no valor das empresas, mas que a existência de ativos intangíveis explícitos não influência a cotação das ações, fazendo inculcar a ideia que os investidores valorizam mais os intangíveis invisíveis do que aqueles que são reconhecidos de acordo com as orientações contabilísticas; The Contribution of Intangible Assets in the Value of Companies Abstract The measurement of intangible assets and the valuation of companies are subjects that always generate controversy and uncertainty in the chapter on corporate finance. The main purpose of this dissertation is to analyze the impact of intangible assets on the value of the PSI-20 (2004-2010) enterprises. Both explicit and implicit intangible assets will be analysed using a differential analysis between the price to book value and market value, expressed by total equity at market prices. Through the same database were extracted from the averages of the relative weight of intangible assets implicit and explicit in the value of companies and the results indicate that intangibles are indeed relevant in the value of companies, but that the existence of intangible assets explicit not influence the share price, making inculcate the idea that investors value more the intangibles invisible than those that are recognized in accordance with accounting guidance

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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