Document details

The Effect of Mindful Parenting on the Relationship Between Perceived School Difficulties and Depressive Symptoms in a Sample of Portuguese Adolescents

Author(s): Silva, Patrícia Santos

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/109051

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): mindful parenting; dificuldades escolares percebidas; sintomatologia depressiva; adolescentes portugueses; mindful parenting; perceived school difficulties; depressive symptomatology; portuguese adolescents


Description

Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

O principal objetivo deste estudo foi investigar o papel moderador do mindful parenting na relação entre as dificuldades escolares percebidas e os sintomas depressivos em adolescentes. Foi conduzido um estudo transversal utilizando uma amostra da comunidade de díades pais-filhos, composta por adolescentes portugueses com idades entre os 11 e os 15 anos (M = 12.70; DP = 0.88). A idade dos pais variou de 29 a 64 anos, sendo 90,2% mães. Descobrimos que as raparigas apresentaram níveis mais elevados de sintomatologia depressiva e ansiosa em comparação com os rapazes, embora não tenham sido encontradas diferenças significativas nas dificuldades escolares percebidas ou no mindful parenting. Além disso, níveis mais elevados de sintomatologia depressiva foram associados a níveis mais elevados de sintomatologia ansiosa; e níveis mais altos de dificuldades escolares percebidas a níveis mais altos de sintomatologia depressiva e ansiosa. Também encontrámos um efeito moderador significativo do mindful parenting na relação entre as dificuldades escolares percebidas e a sintomatologia depressiva em adolescentes, enquanto controlámos o sexo e a ansiedade dos adolescentes. Os resultados mostram que níveis mais elevados de mindful parenting foram associados a níveis mais baixos de sintomatologia depressiva e ansiosa, e dificuldades escolares percebidas. A relação entre dificuldades escolares percebidas e sintomatologia depressiva é mais forte em níveis mais baixos de mindful parenting. O estudo destaca a importância de adotar uma abordagem de mindful parenting caracterizada pela aceitação não-julgadora no tratamento e prevenção da sintomatologia depressiva em adolescentes com dificuldades escolares percebidas.

The main aim of this study was to investigate the moderating role of mindfulparenting in the relationship between perceived school difficulties and depressive symptomsin adolescents. A cross-sectional study was conducted using a community sampleof parent-child dyads, consisting of portuguese teenagers aged between 11 and 15 years (M =12.70; SD = 0.88). Parents’ ages ranged from 29 to 64 years, of which 90.2% were mothers.Results. We found that girls exhibited higher levels of depressive and anxioussymptomatology compared to boys, although, no significant differences were found inperceived school difficulties or mindful parenting. Furthermore, higher levels of depressivesymptomatology were associated with higher levels of anxious symptomatology; and higherlevels of perceived school difficulties were found to be associated with higher levels ofdepressive and anxious symptomatology. We also found a significant moderating effect ofmindful parenting on the relationship between perceived school difficulties and depressivesymptomatology in adolescents while controlling for adolescents' gender and anxiety. Theresults show that higher levels of mindful parenting were associated with lower levels ofdepressive and anxious symptomatology and perceived school difficulties. The relationbetween perceived school difficulties and depressive symptomatology is stronger in lowerlevels of mindful parenting. The study highlights the importance of adopting amindful parenting approach characterized by non-judgmental acceptance in the treatment andprevention of depressive symptomatology among adolescents with perceived schooldifficulties.

Outro - Faculdade Inovação (programa Parcerias para o Impacto)

Document Type Master thesis
Language English
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents