Document details

Os pares e a inclusão da criança diferente na escola do primeiro ciclo

Author(s): Barreto, Ana Teresa de Oliveira

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/12156

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Inclusão; Criança diferente; Educação especial; Necessidades educativas especiais; Escola; Ensino básico 1º ciclo; Pares


Description

Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Educação Especial

A inclusão de crianças diferentes na nossas escolas é um processo que para além de educativo e pedagógico, pretende-se que seja social e emocional, isto é, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são neste processo um elemento chave para a criação de uma ambiente inclusivo de sucesso, que una a parte educativa à parte do desenvolvimento afectivo e social. Por este motivo, esta dissertação tem como principal objectivo conhecer o modo como a criança diferente é percebida pelos seus pares numa escola inclusiva do primeiro ciclo do concelho de Vila Franca de Xira. Utilizámos como metodologia um estudo não experimental, exploratório e descritivo, escolhendo como instrumentos para a recolha de dados um teste sociométrico e um questionário com uma escala de sorrisos, num formato tipo Likert. Ambos os instrumentos foram construídos para o efeito e sujeitos previamente a um estudo-piloto. A nossa amostra, contou com 31 alunos, pertencentes a duas turmas onde estão incluídas crianças com multideficiência. Os dados foram recolhidos individualmente junto de cada criança nos horários lectivos, dentro da instituição. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos inferir que os pares aceitam a inclusão das crianças diferentes, no entanto, esta aceitação não é consensual em todas as áreas indispensáveis a uma inclusão de sucesso. Pese embora a idade das crianças envolvidas, acreditamos que este trabalho abre portas à reflexão em torno da necessidade de se fomentar desde muito cedo, na vida das crianças, valores como a amizade e a igualdade.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents