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Rastreio de Hiperactividade/Défice de Atenção em Crianças Pré-escolares: Estudo Exploratório de um Questionário de Avaliação do Risco dDesenvolvimento da PH/DAe

Author(s): Fernandes, Patrícia Isabel da Silva

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/12783

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): desenvolvimento infantil; crianças; idade pré-escolar; hiperactividade; défice de atenção; rastreio da PH/DA; questionários comportamentais


Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Avaliação Psicológica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Nas últimas décadas, como resultado de uma maior consciencialização de pais e educadores relativamente às problemáticas inerentes ao desenvolvimento infantil, tem-se verificado um aumento significativo de pedidos de avaliação psicológica a crianças em idade pré-escolar. Sendo a Perturbação de Hiperactividade/Défice de Atenção identificada, na literatura, como um quadro psicopatológico com elevada prevalência nesta faixa etária, de natureza pervasiva e percurso crónico, tem suscitado o interesse de várias áreas de investigação que enfatizam a importância do diagnóstico desta perturbação em idades precoces. A presente investigação teve por objectivo criar e estimar a validade da utilização de um questionário de avaliação comportamental enquanto possível medida de rastreio de crianças em situação de risco para o desenvolvimento da PH/DA. Para a concretização deste trabalho foi construído um questionário de avaliação de comportamentos de desatenção e de actividade excessiva, para ser aplicado a pais e educadores. O estudo exploratório implementado contou com uma amostra de 276 crianças, com 5 anos de idade, a frequentarem o último ano do ensino pré-escolar. Os resultados dos estudos de precisão elaborados indicam boa precisão de ambas as versões do questionário, nomeadamente no que diz respeito à consistência interna e acordo entre avaliadores. Ao nível da estrutura factorial destaca-se a presença de dois factores, um relativo a comportamentos de Atenção e o outro de Actividade. Os resultados revelam-se encorajadores quanto à utilidade deste instrumento e à pertinência de prosseguir estudos que possam contribuir para a sua validação.

In recent decades, as a result of a wider awareness of both parents and teachers in relation to children’s development, there is an increase in the number of requests for psychological assessment of children in pre-schooling ages. As a psychopathological frame with particular incidence in this age group, with a pervasive nature and a chronic development, the Attention Deficit Hyperactivity Disorder has raised the interest amongst several research fields which emphasize the importance of diagnosis in early ages. This research aimed at creating and evaluating the validity of using a questionnaire of behavioural assessment as a possible measuring tool for identifying children at risk regarding the development of ADHD. In order to accomplish that, a behavioural questionnaire addressing lack of attention and excessive activity was constructed and applied to both parents and teachers. My exploratory study included a sample of 276 five-year old children in their final year of pre-schooling education. The results stemming from the precision studies implemented have revealed a high degree of precision in both versions of the questionnaire, namely in respect to internal consistency and agreement amongst informants. In terms of factorial structure, two main factors should be highlighted, one addressing attention behaviours and another referring to activity behaviours. The results turned out to be positive in relation to the usefulness of this tool and the relevance of developing further studies which may contribute to its validation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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