Document details

A análise do erro: estudo comparativo entre crianças disléxicas e crianças normoleitoras com a mesma idade de leitura

Author(s): Pinto, Juliana Andreia Ribeiro

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/27785

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Dificuldades de aprendizagem; Dislexia


Description

Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

A presente investigação pretende fundamentalmente analisar as alterações sintomatológicas na leitura e na escrita das crianças com dislexia. Com efeito, recorremos a uma metodologia comparativa do tipo de erros cometidos na leitura e escrita por um grupo de 30 crianças diagnosticadas com dislexia de desenvolvimento e um grupo de controlo, constituído por 30 crianças normoleitoras com a mesma idade de leitura. O protocolo de avaliação incluiu o Teste de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura: O Rei (Carvalho, 2008), as Matrizes Progressivas de Raven (CPM-P; Raven, Raven & Court, 1998; adap. De Ferreira e Col., 2009), vários subtestes da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra [BANC] (Simões et al., no prelo) e a PAL-PORT 21 e 22 (Caplan, 1992; Caplan & Bub, 1990; Festas, Martins, & Leitão, 2007). As duas últimas provas têm o objectivo de analisar as estratégias de leitura e escrita utilizada, bem como a análise dos processos cognitivos envolvidos, que consequentemente poderão ter uma utilidade em termos de diagnóstico. Na análise comparativa, destaca-se a presença de um maior número de regularizações e portanto, a presença do efeito de regularidade em ambos os grupos. As crianças disléxicas obtiveram também um grande número de lexicalizações e foi proeminente o efeito da lexicalidade. O desempenho das crianças com dislexia fonológica na leitura de pseudopalavras foi inferior às crianças com dislexia de superfície e por outro lado, o desempenho das crianças com dislexia de superfície foi maioritariamente caracterizado por um maior número de erros de regularização.

This research aims to fundamentally thoroughly analyze the symptomatic changes in reading and writing in children with dyslexia, using for this purpose a comparative analytical methodology of the type of errors committed by a group of children diagnosed with developmental dyslexia and a group of control of the same age reading. Participants are 30 children diagnosed with developmental dyslexia and 30 children normal readers without signs or diagnosis of general or specific learning disabilities or other neurodevelopmental problems, aged between 6 and 13 years old. The evaluation protocol included the Test for Assessment of Reading Fluency and Accuracy: The King, the Raven Progressive Matrices, several subtests of the Neuropsychological Assessment Battery of Coimbra [BANC] and PAL-PORT 21 and 22, in order analyzing the strategies used in reading and writing, as well as analysis of the cognitive processes involved and therefore may have a utility in terms of diagnosis. The comparative analysis highlights the presence of a larger number of adjustments and therefore the presence of regularity effect in both groups. Dyslexic children also had a large number of lexicalizations. The performance of children with phonological dyslexia in reading pseudowords was lower for children with surface dyslexia and secondly, the performance of children with surface dyslexia was mostly characterized by a greater number of regularization errors.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents