Author(s): Laranjeira, Maria Cristina de Almeida Mello
Date: 1996
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/778
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Literatura Portuguesa; Géneros literários -- literatura portuguesa
Author(s): Laranjeira, Maria Cristina de Almeida Mello
Date: 1996
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/778
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Literatura Portuguesa; Géneros literários -- literatura portuguesa
Tese de doutoramento em Letras (Literatura Portuguesa) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
O estudo da problemática dos géneros literários e das suas relações com o ensino da literatura constitui o objecto da dissertação. Uma revisão da questão dos géneros na teoria da literatura contemporânea, na tradição clássica e no Romantismo ocupa a primeira parte do trabalho - Géneros literários e estudos literários -, onde se aborda também a leitura literária em contexto escolar. Na segunda parte - Configuração e recepção dos géneros - procura-se, em primeiro lugar, evidenciar o modo como as obras do corpus literário da dissertação (Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, Os Maias, de Eça de Queirós e Orfeu Rebelde, de Miguel Torga) representam categorias dos géneros literários. Segue-se um estudo de casos baseado na leitura destas obras: São apresentados os resultados de uma análise de testes de avaliação (o corpus didáctico) realizados por um grupo de alunos do Ensino Secundário. Iniciámos a terceira parte - Para uma teoria do ensino da literatura - contextualizando a situação teórica e institucional da didáctica da literatura, seguindo-se uma demonstração dos modos de articulação entre paradigmas literários e didácticos. Tem lugar, ainda, uma análise dos problemas de transferência de saberes teóricos com base na observação de práticas pedagógicas. Recentes subsídios no campo das metodologias de leitura permitem esboçar um quadro conceptual de integração de saberes no ensino da literatura, no intuito de favorecer a sua renovação pedagógica. No último capítulo são apresentadas estratégias para a construção da leitura escolar das obras do corpus, de acordo com o quadro metodológico sustentado. Como se procura demonstrar ao longo da tese, a concretização das propostas didácticas solicita novos modos de trabalho pedagógico, incluindo uma política escolar no que diz respeito à produção de material didáctico.