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A influência da satisfação profissional nos comportamentos absentistas dos trabalhadores: estudo de caso

Author(s): Mendes, Márcia Filipa da Silva

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/89694

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Satisfação; Trabalhadores; Empresa; Absentismo; Recursos Humanos; Satisfaction; Workers; Company; Absenteeism,; Human Resources


Description

Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia

No âmbito da conclusão do Mestrado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, foi realizado um estágio curricular numa empresa têxtil (por motivos alheios à autora deste trabalho, a empresa prefere que o nome não seja revelado), situada em Guimarães. O estágio teve início no dia 4 de fevereiro e terminou a 12 de junho de 2019. Como principal foco durante o tempo de estágio, foi feita uma análise sobre o absentismo na empresa e a satisfação dos seus trabalhadores e qual a relação que se estabelecia entre estes dois conceitos. Esta investigação, que serve de base ao presente relatório, contou para a sua elaboração com o preenchimento de um questionário de satisfação, participando neste estudo 175 trabalhadores da instituição de acolhimento, afetos à secção da confeção. O questionário de satisfação foi elaborado recorrendo ao Modelo de Walton (1975), com alterações. Neste estudo foram realizadas análises estatísticas com objetivo de auferir o grau de satisfação dos trabalhadores, bem como analisar a sua possível relação com as ausências registadas na empresa no ano de 2018, entre julho e dezembro. Os resultados revelam que pelo menos metade dos trabalhadores participantes no estudo, se encontram “satisfeitos”, podendo observar-se que a satisfação mais elevada se encontra na relevância social do trabalho e a mais baixa nas oportunidades para o desenvolvimento. Relativamente à relação deste conceito com o absentismo, é apresentada uma correlação negativa entre os dois sugerindo que maior satisfação resulta em menor absentismo e vice-versa. Através destes resultados, é possível sugerir à organização, nomeadamente à administração e ao departamento de recursos humanos, um conjunto de medidas que desenvolvam os aspetos menos satisfatórios, para que seja possível melhorar a satisfação dos trabalhadores, mas também contribuir para a diminuição das ausências.

In the scope of the Master's Degree in Management by the Faculty of Economics of the University of Coimbra, a curricular internship was held in a textile company (for reasons unrelated to the author of this paper, the company prefers not to be named), located in Guimarães. The internship began on February 4 and ended on June 12. As the main focus during the probationary period, an analysis was made on absenteeism in the company and the satisfaction of its workers, and the relation that was established between these two concepts. This investigation, which forms the basis of this report, had to be drawn up with a satisfaction questionnaire, with 175 employees from the host institution, who were members of the confection section, participating in this study. The satisfaction questionnaire was elaborated using the Walton Model (1975), with changes. In this study, statistical analyses were carried out in order to obtain the satisfaction of the workers, as well as to analyse their possible relationship with the absences registered in the company in the year 2018, between July and December. The results show that at least half of the workers participating in the study are "satisfied", and it can be observed that the highest satisfaction is found in the social relevance of work and the lowest in the opportunities for development. The relationship of this concept with absenteeism, is presented a negative correlation between the two, suggesting that greater satisfaction results in less absenteeism and vice versa. Through these results, it is possible to suggest to the organization, in particular the administration and the human resources department, a set of measures that will develop the least satisfactory aspects, so that it is possible to improve employee satisfaction, but also to reduce absences.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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