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Características determinantes para a integração do produto surf na oferta de um destino: o caso de Peniche

Author(s): Perdigão, Humberto Martins

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/1086

Origin: IC-online

Subject(s): Recursos; Surf; Integração; Oferta; Destino Peniche


Description

Por qualquer razão determinadas regiões costeiras chamam a si maior número de visitantes/praticantes surfistas, do que outras. Há conhecimento de locais em diversos continentes em que a oferta turística assenta fundamentalmente no desporto/surf como produto (California-EUA, Bells Beach-Austrália, Hossegor-França). Existem condições ou características que assim o determinam justificando o motivo da deslocação e que mais adiante serão referidas. Com o intuito de responder a estas questões, assume-se o objectivo de identificar os aspectos e as características mais determinantes, cujo contributo possa significar a integração do produto surf, na oferta turística do destino Peniche. Ao caracterizar os recursos naturais e construídos, o surf como produto e a demografia, mais facilmente se agilizam os processos de construção de um destino. O conhecimento permitirá adequar melhor as infra-estruturas e actividades complementares, corrigir assimetrias, melhorar a performance de gestão e a coesão territorial. Poderá melhorar a comunicação interna e externa, fortalecer a imagem global do destino e optimizar os meios técnicos e humanos necessários com vista a um desenvolvimento socioeconómico equilibrado. O passo seguinte conduzirá à investigação empírica e portanto foram elaborados questionários/entrevista específicos e distribuídos personalizadamente aos surfistas locais às empresas/organizações e outras entidades residentes. A escolha dos entrevistados teve como critério principal, por um lado, os surfistas idóneos e experientes, por outro, os operadores. Com as suas opiniões foi possível caracterizar os recursos e o surf como parte integrante da oferta turística do destino emergente, Peniche.

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jorge, João Paulo Conceição Silva
Contributor(s) Perdigão, Humberto Martins
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