Document details

O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial

Author(s): Mourão, Carolina Corona

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/1134

Origin: IC-online

Subject(s): Performance empresarial; Vantagem competitiva; Orientação para o mercado; Orientação para a inovação; Capacidades de marketing; Clientes


Description

Com a globalização e a intensificação da competição as empresas passaram a adaptar a sua estratégia e transferiram o seu centro de interesse para os clientes com o objetivo de estabilizar e valorizar a sua carteira de clientes. Cada vez mais, as competências e os recursos são vistos como fatores chave para o desenvolvimento de uma organização (Moller & Torronen, 2003). Face ao exposto, parece consensual que a estratégia de marketing seja de grande importância para a performance empresarial. Compreender o papel da estratégia de marketing na performance empresarial será o principal propósito deste estudo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das variáveis Orientação de Mercado, Orientação para a Inovação, Capacidades de Marketing Inside-out e Outside-in (de dentro para fora e de fora para dentro) na performance empresarial. Assim, tendo por base a informação recolhida através de questionário numa amostra de 324 empresas industriais do concelho de Leiria, efetuou-se um estudo quantitativo, transversal e de natureza dedutiva, cujos resultados obtidos evidenciaram que a Orientação para a Inovação tem capacidade para explicar parte da Performance Empresarial, assim como a Orientação para o Mercado tem um impacto positivo na Vantagem Competitiva. Tendo em conta estes resultados, no final do presente estudo, serão apresentadas as contribuições do mesmo e recomendações direcionadas aos gestores e administradores das empresas do concelho de Leiria.

Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Alzira Maria Ascensão
Contributor(s) Mourão, Carolina Corona
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents