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Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: O Currículo e a Diversidade

Author(s): Lopes, Magda de Figueiredo

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/1796

Origin: IC-online

Subject(s): Currículo; Diversidade cultural; Diversidade linguística; Interculturalidade; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e é o resultado das vivências e aprendizagens realizadas ao longo das práticas pedagógicas em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se organizado em dois capítulos. No primeiro capítulo, nomeadamente a dimensão reflexiva, são apresentados os vários contextos, por ordem cronológica de acontecimento: creche, jardim de infância, 1.º Ciclo do Ensino Básico – 2.º ano de escolaridade e, 1.º Ciclo do Ensino Básico – 3.º ano de escolaridade, pelos quais tive oportunidade de passar e onde pude vivenciar aprendizagens diversificadas. As reflexões relativas a cada contexto demonstram as vivências e aprendizagens realizadas, os receios, as dificuldades que surgiram, bem como as estratégias utilizadas para as ultrapassar. Todas elas foram objeto de análise crítica e fundamentada. Ao longo da reflexão também apresento os aspetos que considerei positivos e relevantes para o desempenho da minha futura função como educadora/ professora. O segundo capítulo é dedicado à dimensão investigativa, onde apresento um estudo qualitativo, realizado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A questão que orientou a minha investigação foi: ―Qual o contributo de uma abordagem ao currículo baseada nas diversas origens culturais dos alunos no contexto de 2.º ano de escolaridade?‖. Para desenvolver o meu estudo defini um objetivo v geral: respeitar e valorizar a diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções e três objetivos específicos: integrar as diferentes culturas dos alunos na abordagem do currículo; planificar atividades visando a integração de elementos das culturas minoritárias existentes na turma; valorizar as culturas minoritárias de forma a eliminar estereótipos e preconceitos por parte dos alunos da cultura maioritária. Com o estudo realizado pude concluir que os alunos aprenderam a trabalhar em conjunto, aceitando as diferenças. As aulas em que a abordagem do currículo foi baseada nas diversas experiências culturais dos alunos representaram um contributo bastante positivo para que os alunos da cultura minoritária se sentissem mais integrados na turma e para que os alunos da cultura maioritária aprendessem a lidar com a diferença, deixando os estereótipos e preconceitos de lado. Foi também um contributo importante para o desenvolvimento da autoestima dos alunos da cultura minoritária, pois pela primeira vez aspetos da sua cultura foram abordados em contexto de sala de aula com o mesmo grau de importância das outras áreas curriculares. Para além das duas componentes referidas, este relatório contém ainda os anexos, onde se encontram os documentos (reflexões, planificações e instrumentos de recolha de dados) que suportam este relatório.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva
Contributor(s) IC-Online
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