Document details

Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo Estratégias de diferenciação pedagógica nos primeiros anos de vida

Author(s): Henriques, Raquel Filipa da Silva

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/2410

Origin: IC-online

Subject(s): Ensino básico do 1º ciclo; Educação Pré-escolar; Pedagogia Diferenciada; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

O presente relatório de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico integra duas partes distintas, designadamente a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas a respeito do percurso e do trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de Prática Pedagógica. Nesta parte procurou-se relatar aprendizagens realizadas pela mestranda a partir da sua intervenção nos diversos contextos. Para além disso, são também parte integrante desta dimensão o ser educador e professor, e um assunto significativo ocorrente da Prática Pedagógica, nomeadamente o interesse da observação. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que se centra em questões da temática da diferenciação pedagógica/pedagogia diferenciada com crianças integradas em grupos heterogéneos a nível de aprendizagem e desenvolvimento, incidindo sobre a implementação de estratégias diferenciadas nos primeiros anos de vida. Sendo a temática do estudo a diferenciação pedagógica/pedagogia diferenciada formulou-se a seguinte questão de partida: “Como utilizar estratégias de diferenciação pedagógica para a construção de salas inclusivas?”. A implementação das estratégias diferenciadoras revelaram a existência de um crescente grau de autonomia e de responsabilidade patente no desenvolvimento do trabalho, de organização do espaço, dos materiais e do tempo; uma maior motivação dos alunos. A realização deste estudo permitiu responder de forma mais consciente e organizada às necessidades de cada aluno respeitando as suas dificuldades e ritmos de aprendizagens diferenciados.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de
Contributor(s) Henriques, Raquel Filipa da Silva
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents