Document details

Poderá a AEC de Expressão Dramática, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a Diferenciação Pedagógica?

Author(s): Leitão, Idalina Maria

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/2414

Origin: IC-online

Subject(s): Pedagogia diferenciada; Expressão dramática; Jogo dramático; Ensino básico do 1º ciclo; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

Como sabemos nem sempre é fácil demonstrar junto a comunidade que a importância da expressão dramática não se resume apenas em fazer face às necessidades de preenchimento de espaço de tempo letivo, pois ela enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular, num contexto de 1º Ciclo de Ensino Básico poderá funcionar de diferenciação pedagógica, ainda que de uma forma lúdica. Para isso, nesta investigação propusemo-nos questionar se “ poderá a Atividade de Enriquecimento Curricular de Expressão Dramática, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a Diferenciação Pedagógica?” Trata-se de uma investigação qualitativa com recurso à estratégia de investigação-ação que teve como instrumentos de recolha de dados e observação, os diários de bordo do professor, as reflexões dos participantes e a entrevista. Esta investigação foi realizada em duas fases. Na primeira desenvolvemos a prática pedagógica, enquanto professor de Atividade de Enriquecimento Curricular de Movimento e Drama, onde desenvolvemos com as crianças algumas experiências de expressão dramática através das quais lhes fomos lançando pequenos desafios aos quais eles tinham que dar resposta de forma criativa, com o objetivo de apresentar dois projetos relacionados com o jogo dramático. Numa segunda fase partimos para a análise de dados e estruturação do trabalho. Tudo isto teve por objetivos compreender como as temáticas lecionadas pelo professor titular na sala de aula se poderão organizar como indutoras da experiência de criação dramática, num contexto de AEC, fazer a articulação com o professor titular ligando o espaço de Atividade Enriquecimento Curricular com conteúdos programáticos do 3º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, proporcionar a diferenciação pedagógica através da criação de projetos de expressão dramática e colocar os intervenientes a refletir oralmente e por escrito sobre as experiências vividas. iv O estudo permitiu-nos demonstrar que é possível a expressão dramática enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular, num contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, funcionar como espaço para a diferenciação pedagógica.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva
Contributor(s) Leitão, Idalina Maria
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents