Document details

O impacto do marketing experiencial na lealdade dos clientes dos estabelecimentos hoteleiros

Author(s): Fonseca, João José do Couto

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/2571

Origin: IC-online

Subject(s): Marketing experiencial; Satisfação; Lealdade; WOM; Experiência de serviço; Retorno de investimento do consumidor; PLS; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

A economia surge com uma nova abordagem focada na experiência, motivo pelo qual as empresas procuram associar experiências memoráveis aos seus produtos e serviços. Os estabelecimentos hoteleiros não são exceção, os quais procuram antecipar as necessidades dos clientes e oferecer um serviço diferenciado, proporcionando aos seus clientes experiências únicas e memoráveis, desenhadas de modo a que resultem em lealdade e recomendação à sua insígnia. É neste contexto que o presente estudo visa avaliar o impacto das cinco dimensões do marketing experiencial, definidas por Schmitt (1999), na lealdade e na recomendação dos clientes dos estabelecimentos hoteleiros, mediado pela experiência de serviço, o retorno do seu investimento e a satisfação. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 290 clientes dos estabelecimentos hoteleiros, estimou-se um modelo de equações estruturais, utilizando o software Partial Least Squares (PLS). Os resultados evidenciaram que o marketing experiencial, excetuando o sensorial, tem capacidade de explicar, direta ou indiretamente, a lealdade e o WOM positivo, a experiência de serviço, o retorno de investimento do consumidor e a sua satisfação. As variáveis experiência de serviço, retorno de investimento e satisfação são mediadoras da relação entre as experiências e a lealdade dos clientes a insígnias hoteleiras, com a experiência de serviço e o retorno de investimento a contribuírem para explicar positivamente a satisfação dos clientes. Os resultados obtidos contribuem para um melhor conhecimento do impacto das experiências desenvolvidas pelos estabelecimentos hoteleiros nas atitudes e comportamentos dos seus clientes, podendo servir de base para formular e implementar estatégias de marketing e de gestão de pessoas que favoreçam a maior lealdade e recomendação da insígnia hoteleira.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Alzira Maria da Ascensão
Contributor(s) Fonseca, João José do Couto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents