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Teachers´ Perceptions of Using Blogs in EFL Classes in Portugal

Author(s): Duarte, Alexandra Maria da Silva Fernandes e Tavares

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/2844

Origin: IC-online

Subject(s): Tecnologia da Educação; Blog; Ensino da língua inglesa; Literacia digital; Ensino básico do 2º ciclo; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

O presente relatório faz parte dos requisitos do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC na ESECS-IPL. Blogging é o ato de publicar conteúdo numa plataforma online, com o qual muitos utilizadores da Internet estão já familiarizados. No entanto, tem sido subutilizado em Inglês como língua estrangeira (LE) em Portugal. Assim, este estudo explora e examina as perceções que os professores de inglês a lecionar nos 2º e 3º CEB, bem como no nível secundário, em Portugal, têm relativamente aos benefícios e constrangimentos de trabalhar com weblogs (vulgo, blogues) nas suas aulas. A inclusão de objetivos relacionados com blogging nas Metas Curriculares da disciplina de Inglês e em outros documentos oficiais emanados do Ministério da Educação, bem como a crescente importância das literacias digitais na educação em todo o mundo, subjazem ao objetivo deste estudo de fazer uma modesta contribuição - no contexto português - para as formas como os professores de Inglês LE percebem o uso de blogues, e como os alunos podem beneficiar com o seu uso. Depois de definir as minhas motivações pessoais e profissionais para este estudo e seus objetivos no Capítulo 1, o Capítulo 2 abrange uma extensa revisão da literatura onde discuto o aparecimento de blogues, seguidos dos seus benefícios e constrangimentos quando usados em contextos de sala de aula, conforme identificados na literatura. O Capítulo 3 apresenta a fundamentação e metodologia do projeto de pesquisa, antes de explicar o procedimento de recolha e análise de dados através de questionários exploratórios aplicados aos professores de Inglês LE em seminários organizados pela Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e um questionário piloto aplicado a todos os professores de Inglês a lecionar numa escola de 2º e 3º CEB na região de Leiria. Estas foram fases que me permitiram refinar o questionário principal, o instrumento primário de recolha de dados do estudo. O Capítulo 4 é uma análise e discussão dos resultados e padrões a partir dos dados obtidos com o questionário principal, usando uma abordagem essencialmente quantitativa, embora as questões abertas sejam analisadas a partir de uma perspetiva qualitativa, com enfoque tanto nos benefícios como constrangimentos dos blogues conforme identificado pelos inquiridos no questionário acima mencionado. iv O Capítulo 5 aborda as questões de pesquisa e até que ponto elas foram respondidas. Para facilitar esta tarefa, são apresentados constrangimentos ao nível macro e micro que os professores entendem como impactantes no uso pedagógico das TIC e ferramentas da Web 2.0 - incluindo blogues. Em seguida, são analisadas as implicações decorrentes do estudo, incluindo sugestões pedagógicas para o uso de blogues. Finalmente, as limitações do estudo são abordadas antes de possíveis projetos futuros, tendo este estudo como referência.

Document Type Master thesis
Language English
Advisor(s) Daubney, Mark
Contributor(s) IC-Online
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