Document details

Abordagens educativas na educação pré-escolar: utilização das TIC e de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemática

Author(s): Delgado, Guida Celeste Serra

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/2849

Origin: IC-online

Subject(s): Tecnologia da Educação; Educação Pré-escolar; Matemática; Software educativo; Blogic; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

Desde muito cedo, as crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e a melhorar o seu raciocínio espacial. Fazer construções, recorrendo a materiais manipuláveis que representam formas geométricas, são experiências que favorecem o desenvolvimento da observação, do raciocínio, da manipulação, da construção e da representação de objetos estruturados e que devem ser implementadas na educação pré-escolar. Paralelamente, a utilização de ferramentas digitais em contexto de jardim de infância surge como inicio de preparação para uma sociedade em permanente evolução tecnológica. Explorar as potencialidades didáticas de softwares, através de atividades lúdicas é uma forma de criar bases para a construção de conceitos, e são uma forma ativa e significativa de impulsionar as aprendizagens das crianças. Foram preparadas dez sessões diferentes, na área da matemática seis com utilização dos blocos lógicos e quatro com recurso ao computador, com a utilização do software BLOGIC. A investigação decorreu num espaço de 2 meses, entre março e abril de 2017, com crianças de 3 anos de idade. Através da análise de dados, conclui-se que a utilização das ferramentas acima referidas contribuíram para o desenvolvimento de competências lógico-matemáticas e também para uma melhor apropriação e compreensão da utilização do software BLOGIC, no caso da utilização do computador.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
Contributor(s) IC-Online
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents