Author(s):
Delgado, Guida Celeste Serra
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/2849
Origin: IC-online
Subject(s): Tecnologia da Educação; Educação Pré-escolar; Matemática; Software educativo; Blogic; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Description
Desde muito cedo, as crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e a melhorar o seu raciocínio espacial. Fazer construções, recorrendo a materiais manipuláveis que representam formas geométricas, são experiências que favorecem o desenvolvimento da observação, do raciocínio, da manipulação, da construção e da representação de objetos estruturados e que devem ser implementadas na educação pré-escolar. Paralelamente, a utilização de ferramentas digitais em contexto de jardim de infância surge como inicio de preparação para uma sociedade em permanente evolução tecnológica. Explorar as potencialidades didáticas de softwares, através de atividades lúdicas é uma forma de criar bases para a construção de conceitos, e são uma forma ativa e significativa de impulsionar as aprendizagens das crianças. Foram preparadas dez sessões diferentes, na área da matemática seis com utilização dos blocos lógicos e quatro com recurso ao computador, com a utilização do software BLOGIC. A investigação decorreu num espaço de 2 meses, entre março e abril de 2017, com crianças de 3 anos de idade. Através da análise de dados, conclui-se que a utilização das ferramentas acima referidas contribuíram para o desenvolvimento de competências lógico-matemáticas e também para uma melhor apropriação e compreensão da utilização do software BLOGIC, no caso da utilização do computador.