Author(s):
Mateus, José Manuel Gorgulho
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/2856
Origin: IC-online
Subject(s): Centros Históricos; Desenvolvimento Sustentável; Museus e Serviços Educativos; função social dos museus; Turismo em Viseu; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Description
A presente Dissertação de Mestrado aborda a relação entre o Centro Histórico de Viseu e o Desenvolvimento Sustentável, através de um workshop criativo para o Serviço Educativo do Museu Nacional Grão Vasco, no contexto da função social dos museus. Propõe a seguinte questão para investigação: “Pode o MNGV contribuir para a educação sobre o Desenvolvimento Sustentável do Centro Histórico de Viseu?” O projeto foi desenvolvido na perspetiva da recente “Recommendation on the Historic Urban Landscape”, da Unesco, que representa a visão mais atual sobre esta problemática, e o público-alvo foi constituído por um grupo de 11 estudantes pré-universitários. É um projeto pluridisciplinar, porque convoca diversas áreas de conhecimento, com destaque para os Centros Históricos e o Património, o Desenvolvimento Sustentável, o Turismo, a Museologia e os Serviços Educativos, a Educação não formal. E transdisciplinar porque se situa precisamente na intersecção e diálogo entre todas estas áreas. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, mais flexível e apropriada para explorar novas áreas de estudo. A metodologia incluíu o desenvolvimento de um site de apoio ao projeto, a observação etnográfica de diversos eventos, e a realização de um evento final na Sé Catedral. Confirmou-se que: (1) existe uma relação estreita entre o Centro Histórico de Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco e a Sé Catedral, com expressão no Turismo; (2) o conceito de "função social dos museus" pode englobar o desenvolvimento de atividades sobre o Desenvolvimento Sustentável, a partir da coleção do museu; (3) é possível identificar, no grupo em estudo, um conjunto significativo de idealizações pré-formadas sobre este assunto; (4) o formato de workshop criativo é adequado, mas a sua configuração bem como a composição dos grupos e o envolvimento da escola são fatores que devem ser repensados; (5) existe um défice significativo ao nível da literacia sobre Desenvolvimento Sustentável. Recomendações: (1) Configurar uma atividade de acordo com os resultados desta dissertação, pelo Serviço Educativo do Museu, que desenvolva a literacia sobre Desenvolvimento Sustentável, na formulação integral das Nações Unidas; (2) Estudos adicionais, particularmente sobre (a) o Centro Histórico na perspetiva dos moradores recentes (jovens) e do comércio e serviços disponíveis na zona e (b) a dimensão da procura do turismo em relação ao Centro Histórico.