Document details

Convivência (des)ligada: Relações Interpessoais na Era Digital

Author(s): Reis, Sílvia Raquel Vieira

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/3019

Origin: IC-online

Subject(s): Convivência; Era digital; Identidade; Literacia; Relações interpessoais; Literacia digital; Imigrante; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

As relações interpessoais entre crianças e entre jovens são fundamentais para um desenvolvimento saudável e hospitaleiro. A interação face-a-face requer o desenvolvimento de capacidades distintas das usadas quando estamos online, pois aqui as emoções são expressas por bonecos (emojis) ou outros símbolos. No contexto mundial atual, as distâncias já não têm o significado que tinham, pois as fronteiras são, hoje, muitas vezes, meras formas simbólicas e sociais. Assistimos, hoje, a grandes transformações quanto à forma como são vistas as relações de convivência, onde a sociedade de consumo, com todas as suas características do descartável, do desgaste e da substituição rápida de produtos, se compara necessariamente com as relações sociais, o que causa um certo desligamento relativo à forma como se criam laços relacionais uns com os outros. A finalidade desta dissertação centra-se na compreensão deste tema, tendo em conta a perspetiva dos jovens e como eles se veem como nativos digitais, habitando entre os pares, também nativos, e os pais, imigrantes digitais, possibilitando a comunicação entre eles. Construir pontes para que os dois mundos se encontrem irá, de alguma forma, possibilitar o diálogo e uma melhor perceção relativa ao que se desconhece, à partida. Com a elaboração de um trabalho de campo com observação direta participante, com jovens/alunos numa escola, em contexto exterior à mesma, entre os 15-18 anos, pretendi, de uma forma holística, aceder ao quotidiano destes jovens, comparando as suas formas de comunicar, ser e estar, e, claro, as estratégias de convivência privilegiadas na escola e fora da escola.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vieira, Ricardo Manuel das Neves
Contributor(s) IC-Online
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents