Author(s):
Marques, Inês Isabel Carreira
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/3126
Origin: IC-online
Subject(s): Performance de inovação; Qualidade; Certificação; NP 4457:2007; Orientação para o mercado; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Description
A presente dissertação tem como finalidade perceber como a Orientação para o Mercado e a norma NP 4457:2007, afetam a performance de inovação e o comportamento das empresas da região de Leiria. Nesse sentido, com o intuito de perceber melhor esta intenção, desenvolveu-se um questionário baseado na revisão da literatura da temática em estudo, na qual foi aplicado às 250 melhores empresas da região de Leiria e de seguida para conseguir atingir os objetivos desta investigação foi elaborado uma entrevista estruturada direcionada apenas para as duas únicas empresas que implementaram a norma IDI. Da análise dos dados recolhidos, destacam-se como principais conclusões a importância de inovação, a satisfação dos clientes, a imagem e qualidade dos serviços prestados que acabam por influenciar o comportamento do consumidor. No que diz respeito à Orientação para o Mercado, nem todas as dimensões se mostraram significativas, pois os resultados permitem afirmar que apenas a geração de informação de estudo de mercado e disseminação de informação de mercado apresentam uma influência positiva na performance de inovação, a geração de informação das necessidades do cliente e a Orientação para o Mercado de respostas ao mercado apresentam pouca importância. Contudo, o facto de existir interesse por parte da empresa em implementar a norma IDI cria uma conexão com a performance de inovação.