Document details

Routines in a European aquaculture research facility and Analysis of biometrics, the asteriscus and lapillus otolith relationships in adult Atlantic bluefin tuna, Thunnus thynnus.

Author(s): Caria, Ana Catarina Lourenço

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/3266

Origin: IC-online

Subject(s): AquaBioTech Group; ICCAT; Aquaculture; RAS; Thunnus thynnus; otolith; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias


Description

Este estágio foi realizado no Grupo AquaBioTech (ABT Group) em Malta para completar o Mestrado em Aquacultura da Escola de Turismo e Tecnologias do Mar, (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). O Grupo AquaBioTech, é uma empresa que está envolvida em estudos relacionados com biotecnologia marinha desenvolvidos no setor de aquacultura e pescas focando-se na sustentabilidade ambiental. Esta empresa opera de uma forma sustentável utilizando nos seus estudos Aquacultura em Sistema de Recirculação (RAS), fazendo também colaborações com várias empresas e instituições, apoiando o desenvolvimento de importantes projetos internacionais. O estágio teve uma duração de seis meses e foi dividido em duas vertentes diferentes: (i) a primeira ocorreu nas instalações da empresa, onde procedimentos básicos e avançados de aquacultura foram executados; (ii) participação no Projecto Atum em parceria com o The International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas (ICCAT). A participação neste projecto, inicialmente a bordo de navios-fábrica e posteriormente no laboratório, possibilitou o estudo "Análise das relações de biométricas e dos otólitos asteriscus e lapillus em atum rabilho do Atlântico, Thunnus thynnus". Este estágio permitiu aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o percurso académico e desenvolver capacidades pessoais e profissionais. O estudo "Análise das relações de biométricase dos otólitos asteriscus e lapillus em atum rabilho do atlântico, Thunnus thynnus", demonstrou que (i) é necessária uma atualização das equações biométricas utilizadas pela Standing Committee on Research and Statistics (SCRS), (ii) a diferenças de tamanhos e pesos entre machos e fêmeas é significativa, pode resultar da alimentação e/ou do seu processamento e (iii) a identificação do sexo de T. thynnus não é possivel ser verificada através da análise dos otólitos.

Document Type Master thesis
Language English
Advisor(s) Lemos, Marco Filipe Loureiro; Deguara, Simeon
Contributor(s) IC-Online
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents