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Os Efeitos do Treino Funcional Teens

Author(s): Nunes, Mariana Filipa Ortigoso

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/3364

Origin: IC-online

Subject(s): treino; funcional; adolescentes; força; resistência; sedentarismo; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos do treino funcional teens em adolescentes praticantes da modalidade. Pretendeu-se analisar os efeitos que o treino funcional teria na aptidão física em praticantes de treino funcional teens. A amostra foi constituída por 9 adolescentes, 7 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos que se voluntariaram para participar no estudo. Os critérios para a inclusão no estudo foram: (i) a participação nos três momentos de avaliação realizados, e (ii) uma frequência aos treinos do período da pesquisa acima dos 80%. Este estudo foi desenvolvido em conformidade com os planos de treinos da turma de treino funcional em questão, voltados para um desenvolvimento integral do jovem e para uma melhor qualidade de vida. No início do estudo esclareceram-se as finalidades do estudo e os procedimentos aos quais os alunos seriam submetidos. Ao longo do estudo realizaram-se três testes: (i) teste de resistência anaeróbica ou teste de burpees; (ii) o teste de força e resistência abdominal e (iii) o teste de força e resistência dos membros inferiores. As recolhas foram realizadas 3 vezes ao longo do período da pesquisa que foi de 6 meses. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, a performance dos adolescentes, após os 6 meses de prática de treino funcional é superior ao do início do estudo. Verificou-se que a assiduidade nos treinos assim como o desempenho nos mesmos foi relativamente superior aos testes iniciais. Foi também possível verificar que o crescimento da performance nos alunos foi progressivo quando olhamos para os três momentos da avaliação, ou seja, obteve diferenças estatisticamente significativas na melhoria da performance dos alunos, nos três momentos. A importância de um treino contínuo é visível nos efeitos observados neste estudo para que o adolescente tenha uma qualidade de vida. Cabe aos treinadores dos adolescentes incluir um tipo de treino motivacional, para que a continuidade no treino tenha uma percentagem positiva e assim os benefícios sejam ainda mais visíveis na prática do treino funcional.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Morouço, Pedro Gil Frade
Contributor(s) IC-Online
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