Author(s):
Oliveira, Simão
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/3445
Origin: IC-online
Subject(s): Procura turística; Oferta turística; Gestão de destinos; Turismo gastronómico; Novos produtos turísticos; Comportamento do consumidor; Marketing; Promoção de destinos; Turismo; Gastronomia; gestão turística; economia; marketing
Description
Embora seja um fenómeno relativamente recente, o turismo gastronómico tem vindo a adquirir cada vez maior importância em Portugal, à semelhança de outros países, movimentando um número considerável de visitantes que viajam motivados pela gastronomia. Portugal pode ser considerado um destino com grande potencial para esta modalidade de turismo, devido ao seu relevante património gastronómico, todavia os estudos académicos efectuados sobre esta temática e sobre destinos concretos são escassos no país, existindo sim, diversos artigos de opinião, que por não serem sustentados em métodos de investigação sistemáticos, podem ser pouco precisos. A presente dissertação debruça-se sobre um caso de sucesso ao nível do turismo gastronómico em Portugal, a cidade da Mealhada, procurando demonstrar a realidade de destinos onde a gastronomia é a atracção turística principal, e procurando contribuir para um maior conhecimento sobre o fenómeno que envolve a deslocação de visitantes por motivos gastronómicos.