Document details

Controlo orçamental e gestão de produto na D. Dinis Business School

Author(s): Rêgo, Jorge Miguel Menezes

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/3517

Origin: IC-online

Subject(s): Controlo orçamental; Orçamento; Retorno sobre investimento; Desvios; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

O presente relatório foi desenvolvido com base no trabalho efetuado durante um estágio curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria realizado na Associação D. Dinis Business School (DDBS) no período decorrido entre 3 de outubro de 2016 e 15 de fevereiro de 2017. O objetivo deste estágio consistiu na realização de tarefas focadas em Controlo de Gestão e Controlo Orçamental que permitiram não só aplicar os conhecimentos reunidos ao longo do mestrado como também enriquecer a aprendizagem acerca destas áreas. O desafio proposto neste âmbito consistiu de grosso modo em analisar os custos referentes ao Marketing, com enfoque no Retorno Sobre o Investimento – Return on Investment (ROI) gerado em cada produto da DDBS (i.e. cursos de formação). Durante o estágio foi possível conhecer qual o método de controlo efetuado pela DDBS e com base neste conhecimento desenvolver um plano de implementação de um novo conceito orçamental baseado em dados reais da Associação de anos anteriores. Esta tarefa iniciou-se com a recolha de dados referentes aos anos de 2016 e 2017 para posterior comparação e análise. Posteriormente, procedeu-se à inserção de todos os dados de despesas de Marketing inerentes aos cursos numa nova base de dados de modo a verificar o ROI gerado por cada um. Seguidamente iniciou-se uma nova fase de análise pormenorizada dos meios online de Marketing (Facebook e Google Adwords) abrangendo todas as informações dos cursos até se obter a taxa de conversão de cada um. Esta taxa foi calculada com base no número de cliques em anúncios online e o número de inscrições efetivas nos cursos. Indo ao encontro do desafio proposto neste estágio prosseguiu-se à criação de um novo orçamento de modo a definir um montante orçamental ideal a investir no Marketing online que permita atingir o número mínimo de alunos previamente calculado pela DDBS. A complementar este trabalho procedeu-se ainda ao cálculo dos desvios orçamentais referentes aos anos em análise apurados consoante os limites anuais impostos pela DDBS. Resumidamente, este relatório reflete uma análise profunda e pormenorizada, com base em dados reais para a obtenção de um orçamento adequado e adaptado a cada curso, proporcionando um melhor retorno e diminuição de custos desnecessários para a DDBS.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Vítor Hugo Santos; Amado, Henrique Carvalho
Contributor(s) Rêgo, Jorge Miguel Menezes
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents