Document details

A relevância do empowerment no empenhamento afetivo, na orientação para o cliente e na intenção de turnover dos colaboradores do setor hoteleiro

Author(s): Aytekin, Denise de Sousa

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/3536

Origin: IC-online

Subject(s): Empowerment; Empenhamento afetivo; Orientação para o cliente; Intenção de turnover; Recursos humanos; Marketing; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

A crescente competitividade no setor hoteleiro vem criando cada vez maiores necessidades em desenvolver e potenciar as competências dos colaboradores da organização, principalmente daqueles que gerem os contactos com o cliente, de forma a aumentar a sua satisfação e fidelização, potenciando o lucro. Este estudo aborda o papel do empowerment como antecedente do empenhamento afetivo, da orientação para o cliente e da intenção de turnover dos colaboradores de front-office do setor hoteleiro português, através de um estudo empírico quantitativo com uma amostra de 165 colaboradores deste setor. Foi provado que o empowerment se relaciona positivamente com o empenhamento afetivo e com a orientação para o cliente e se relaciona negativamente com a intenção de turnover. Concluiu-se também que o empenhamento afetivo assume um papel mediador entre o empowerment e a orientação para o cliente e entre o empowerment e a intenção de turnover. As conclusões deste estudo permitem demonstrar aos gestores deste setor a relevância do empowerment na competitividade das empresas, sugerindo o desenvolvimento e implementação de políticas capazes de desenvolver o empowerment dos seus colaboradores e incentivando a convergência entre a Gestão de Recursos Humanos e o Marketing e o alinhamento das suas políticas como forma de chegar à satisfação dos clientes internos e externos, o que por sua vez contribui para o sucesso organizacional.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro
Contributor(s) Aytekin, Denise de Sousa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents