Document details

Anúncio de dividendos: a reacção do mercado de capitais português

Author(s): Lopes, Cecilia

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/543

Origin: IC-online

Subject(s): Anúncios de dividendos; Euronext Lisboa; Política de dividendos; Reacções do mercado de capitais; Rendibilidade anormal; Volume de transacções anormal


Description

Este estudo aborda o tema política de dividendos, mais especificamente o impacto dos anúncios de dividendos no mercado de capitais português. Perante o vasto leque de teorias existentes e das diversas reacções expectáveis, propusemo-nos encontrar evidência empírica da(s) que melhor se enquadra(m) no cenário bolsista nacional entre 2005 e 2009. O objectivo é analisar se os anúncios de dividendos são interpretados como informação nova e valiosa capaz de alterar as expectativas dos investidores e influenciar a revisão de carteiras dos mesmos. No trabalho empírico desenvolvido tratamos os anúncios de dividendos das empresas cotadas na Euronext Lisboa, pertencentes ao PSI Geral a 31/12/2009. Tendo por base os critérios especificados ao longo do estudo, a amostra engloba 21 empresas, que se traduzem em 94 anúncios de dividendos. A reacção do mercado aos anúncios de aumento, diminuição e manutenção dos dividendos é verificada pela análise da rendibilidade anormal e do volume de transacções anormal, para dois períodos de análise: 5 e 21 dias. Constatamos que no mercado nacional existe reacção aos anúncios de dividendos quer ao nível do volume de transacções, quer em termos de oscilações nas cotações, não se encontrando suporte para a teoria da irrelevância dos dividendos. Embora a teoria da preferência fiscal, a existir, não seja a predominante no mercado de capitais português, não se revela possível concluir qual a teoria que mais se evidencia, se a teoria de catering, se as teorias da sinalização e da agência.

Dissertação de Mestrado em Finanças Empresariais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Lopes, Cecilia
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents