Author(s):
Ferraz, Francisco António Vaz Guedes Delgado ; Schön, Michael ; Vázquez, Dolores Gallardo
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/684
Origin: IC-online
Subject(s): Responsabilidade social; Stakeholders; Marketing relacional; Vantagens competitivas; Instrumentos de informação; Information tools; Relationship marketing
Description
Comunicação apresentada na Conferência Internacional Tourism & Management, Universidade do Algarve, 2011.
As organizações têm vindo a manifestar uma maior consciência a nível económico, social e ambiental, procurando minimizar problemas com que a sociedade se debate de uma forma sistemática, numa lógica de sustentabilidade e de longo prazo. Para esse efeito, procuram desenvolver um conjunto de iniciativas que implica a adopção de comportamentos coerentes e transparentes com objectivos de criação de valor, não apenas para a organização mas também para com todos aqueles com os quais a mesma se relaciona. Nesta óptica, a divulgação da sua actuação socialmente responsável, assume um papel importante como instrumento de Marketing Relacional com os seus Stakeholders, uma vez que numa perspectiva de longo prazo potenciará vantagens competitivas às organizações que as fomentem. Neste documento, pretende-se efectuar uma análise sobre a divulgação da diversa informação sobre Responsabilidade Social no sector Turístico Português baseando-se a mesma num estudo empírico realizado aos estabelecimentos hoteleiros classificados de três a cinco estrelas.