Document details

Avaliação das imagens multiespectrais do satélite IKONOS para produção de cartografia de ocupação do solo

Author(s): Gonçalves, Luísa M. S.

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/877

Origin: IC-online

Subject(s): Imagens IKONOS; Análise orientada por objectos; Cartografia de ocupação do solo; Detecção remota; Segmentação multi-resolução; Sistemas de informação geográfica; Classificação Fuzzy; Incerteza temática


Description

Neste estudo são utilizados os novos dados imagem de grande resolução espacial do satélite IKONOS para produção de mapas de uso do solo, à escala 1:10 000, recorrendo a análise orientada por objectos, classificação fuzzy e análise de incerteza. Contrariamente aos métodos tradicionais, em que a extracção da informação é baseada no pixel, na análise orientada por objectos a classificação das imagens de satélite é efectuada a partir de objectos imagem. Com este método, o processamento de imagens aproxima-se mais dos processos cognitivos humanos do que as análises baseadas ao nível do pixel. Inicialmente, foram obtidos os objectos imagem aplicando um algoritmo de segmentação multi-resolução. Em seguida, para proceder à sua classificação, foi construída uma base de conhecimento estruturada sob a forma de uma hierarquia de classes. A informação utilizada baseou-se em dados espectrais, forma, textura, relações de vizinhança, contexto e hierarquia dos objectos imagem. Foi aplicada uma classificação fuzzy, o que permitiu a integração das diferentes características dos objectos no processo de classificação e possibilitou a análise da incerteza temática. A análise da incerteza revelou-se uma ferramenta de análise extremamente importante, no processo iterativo da classificação, para melhorar os resultados. Com base nos graus de pertença, relativamente à melhor e segunda melhor classificação, retidos no resultado da classificação de cada objecto, foi efectuada uma representação espacial da incerteza temática. A área escolhida para testar a metodologia situa-se no Concelho da Marinha Grande, utilizaram-se imagens IKONOS de Setembro de 2000. A aplicação do método deu origem a um mapa de ocupação do solo com 16 classes, com grande detalhe temático nas áreas urbanas e uma precisão global superior a 80%. Avaliou-se ainda a dinâmica do uso do solo, por comparação do mapa produzido com uma cartografia obtida por análise visual de fotografia aérea, i.e. cartografia de ocupação do solo de 1990 (COS’90).

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Sistemas de Informação Geográfica, apresentada ao Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em 2003.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Gonçalves, Luísa M. S.
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents