Author(s):
Carvalho, Luísa Margarida Cagica ; Reis, Henrique Manuel Pimentel
Date: 2006
Origin: Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas
Subject(s): Innovation;; Entrepreneur;; Benchmarking;; Competitiveness;; Productivity;; Inovação;; Empreendedor;; Benchmarking;; Competitividade;; Produtividade;
Description
Contemporary life implies developing business activity in an increasing competitive environment and constant focus on organizations efficiency Innovation is a relevant key factor for companies aiming defeating competitors and getting stronger in market. We begin for framing this concept accordingly to the most known authors, and then we explain the main innovation types and its characteristics, relieving those we consider important in this work. Later on we broach and explain benchmarking, its importance as management tool and the different typologies for its application. We close this cycle linking this tool with innovation management, relieving the aspects of using the former that make easier the management of the latter. We broach in a synthetical way the link between strategic benchmarking and innovation management, and we finish with our conclusions about benchmarking and innovation partnership efficiency.
A mundivivência contemporânea contextualiza a actividade empresarial num ambiente crescentemente competitivo e exigente em termos de eficiência das organizações. A Inovação é um factor relevante para que as empresas vençam os concorrentes e se fortaleçam no mercado. Começamos, assim, por enquadrar este conceito de acordo com o que alguns dos autores mais conhecidos afirmam, explicando seguidamente quais os principais tipos de inovação e seu significado, dando relevo aos que aqui nos interessam. Posteriormente abordamos e explicamos o benchmarking, a sua importância como instrumento de gestão e as diversas tipologias de aplicação do mesmo. Fechamos o ciclo com a interligação desta ferramenta com a gestão da inovação, salientando os aspectos da utilização da primeira que facilitam a gestão da segunda. Abordamos de forma sintética a ligação do benchmarking estratégico com a gestão da inovação e apresentamos as nossas conclusões sobre a eficiência da parceria entre benchmarking e inovação.