Document details

PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: A APLICABILIDADE DE UM INSTRUMENTO DE APOIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS

Author(s): Piscalho, Isabel ; Simão, Ana Margarida Veiga ; Ferreira, Daniela ; Felizardo, Diana ; Conde, Micaela

Date: 2018

Origin: Revista UIIPS

Subject(s): Artigos


Description

O presente artigo dá conta de uma experiência formativa de três estudantes do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. As estudantes utilizaram a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD) como um instrumento de apoio à prática pedagógica nos estágios em contexto de jardim de infância e de 1.º ciclo do ensino básico. Através da análise das suas narrativas registadas em diários de bordo, conseguimos apurar as potencialidades deste instrumento na investigação da própria prática, reflexão e formação. As estudantes consideraram esta abordagem formativa importante pois contribuiu para que proporcionassem oportunidades efetivas e essenciais ao desenvolvimento de competências de autorregulação ajustadas às necessidades das crianças dos 5 aos 7 anos, em transição escolar. Sugere-se, assim, que futuras/os educadores/as e professoras/es experimentem ao longo da sua formação inicial o conhecimento teórico e vivencial do constructo da aprendizagem autorregulada para que a promovam intencionalmente no contexto escolar desde cedo com as crianças.

The present article reports on a formative experience of three masters students in pre-school education and elementary school education. The students used the Independent Learning Development List (CHILD) as an instrument to support the pedagogical practice in their curricular internship in kindergarten and school contexts. Through the analysis of their narratives recorded in logbooks, we were able to ascertain the potentialities of this instrument in the investigation of the practice itself, reflection and formation. The students considered this formative approach important because it contributed to provide effective and essential opportunities for the development of self-regulation skills adjusted to the needs of children from 5 to 7 years of age in school transition. It is suggested that future teachers should experience, during their initial formation, the theoretical and experiential knowledge of the construct of self-regulated learning so that they intentionally promote it in the school context from an early age with the children.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents