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BRINCAR NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: CONCEÇÕES E INTENCIONALIDADE EDUCATIVA DOS/AS EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA

Author(s): Antunes, Magda ; Luís, Helena

Date: 2018

Origin: Revista UIIPS

Subject(s): Play, Early Childhood Teachers conceptions, Early Childhood Education, Imagination.; Brincar, Conceções Educadores/as de infância, Educação de Infância; Imaginação.


Description

Este artigo representa um trajeto académico que culminou com uma componente investigativa, sendo que esta abordou a temática do brincar na Educação de Infância, tendo em linha de conta o papel pedagógico do/a Educador/a e a investigação sobre a relevância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para o estudo da problemática referida anteriormente, foi efetuado um inquérito por questionário a 90 educadores/as de infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional, em contexto de Creche ou Jardim de infância, com o objetivo de conhecer as conceções que os/as educadores/as de infância tinham acerca do brincar. Para a análise dos dados utilizámos como auxílio o Software WebQDA. A discussão dos resultados centrou-se nas conceções dos/as educadores/as sobre o brincar, na relação entre o brincar e a aprendizagem, no papel do brincar no currículo em Educação de Infância e nas evidências na avaliação realizada pelos/as educadores/as da relação entre o brincar e a aprendizagem. Os participantes na investigação afirmam que o brincar tem importância na vida quotidiana das crianças, tanto na planificação, como no processo, desenvolvimento e implementação do planificado. Ainda que não participem com muita frequência nas brincadeiras das crianças, planificam os momentos de atividades livres por exemplo, preparando o espaço. A avaliação é também um ponto referido como pertinente no brincar, sendo que pode tornar evidente o desenvolvimento de competências das crianças. Consideramos que a avaliação é importante para verificar o envolvimento e bem-estar da criança durante o brincar.

This article represents an academic path that culminated with an investigative component, which deals with the theme of play in early childhood education, taking into account the early childhood teacher' pedagogical role and research on the relevance of playi in children's development and learning. For the study of the problem referred to above, a questionnaire survey was carried out on 90 childhood educators in different phases of their careers and with professional experience, in crèche or kindergarten, in order to know the early childhood teachers’ conceptions about play. For data analisis we used webQDA software.The discussion of the results focused on the early teachers’ conceptions about play, on the relation between play and learning, on the role of play in the curriculum and on the relation between play and learning in the teachers´evaluation. Participants in the research claim that play is extremely important in the daily lives of children, both in planning and in the process, development and implementation of the planned. Although they do not participate very often in the children's games, they plan the moments of free activities for example, preparing the space. The evaluation is also a point referred to as quite pertinent in the play, and can make evident the development of children's skills. Assessment is also a relevant point in play, and can make evident the development of children's skills. We believe that assessment is important to verify the child's involvement and well-being during play.

Document Type Journal article
Language Portuguese
CC Licence
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