Document details

PREFERÊNCIAS DOS IDOSOS EM RELAÇÃO AO FEEDBACK DOS INSTRUTORES, EM AULAS DE GRUPO DE HIDROGINÁSTICA

Author(s): Campos, Francisco ; Franco, Susana ; Simões, Vera

Date: 2020

Origin: Revista UIIPS

Subject(s): Artigos


Description

Os instrutores de aulas de grupo de fitness devem adequar o seu comportamento de feedback à preferência dos praticantes, promovendo aprendizagem, motivação, satisfação e, consequentemente, adesão ao exercício (Franco & Simões, 2017). O objetivo deste estudo foi caracterizar a preferência dos idosos, em aulas de hidroginástica, relativamente ao comportamento de feedback dos instrutores. A amostra foi composta por 218 idosos. Aplicou-se o Questionário Feedback dos Instrutores de Fitness (Simões, Rodrigues, Alves & Franco, 2013). Verificou-se que os idosos preferem que os instrutores emitam feedback: direcionado para toda a classe, informando a forma de realizar o exercício, referindo-se à respiração, sobre um exercício de cada vez, utilizando a forma verbal, durante a realização do exercício e com o instrutor perto do praticante, a realizar o mesmo exercício e de frente para os praticantes, demonstrando afetividade positiva, sendo que depois do instrutor emitir feedback fique a observar e seguidamente emita novo feedback.

In group fitness classes instructors should adopt feedback behaviour according with participants preferences, in order to promote learning, motivation, satisfaction and, consequently, adhesion to exercise (Franco & Simões, 2017). The aim of this study was to characterize preferences of elderly participants, from Aquafitness classes, about instructor’s feedback. A total of 218 elderly participated in this study. A Fitness Instructor’s Feedback Questionnaire (Simões, Rodrigues, Alves & Franco, 2013) was applied. It was verified that elderly participants prefer that the instructors give feedback: directed to the class, informing how to do the exercise, refer the breathing, about each exercise separately, using verbal form, while participants are doing the exercise and instructor is close to them, doing the same exercise, facing the participants (mirror position), showing positive affectivity, and after the instructor give feedback should observe the participants and then give another feedback.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents