Document details

Ética e educação ambiental: como podem a etologia comparada e a psicologia cognitiva ajudar a compreender algumas das suas dificuldades práticas?

Author(s): Lencastre, Marina Prieto Afonso

Date: 2006

Origin: Revista Portuguesa de Investigação Educacional


Description

Environmental ethics and education present current practical difficulties related to the perception of complex and global environmental issues, to cognitive coherence of what is announced and what is experienced, and to the collective dispersion of moral demand. The paper presents some results of comparative ethology and cognitive psychology on behaviour and mind that might help to understand some of these difficulties.

A ética e a educação ambiental apresentam dificuldades práticas recorrentes que se relacionam, entre outros, com a percepção do carácter complexo e global das questões ambientais, a coerência cognitiva entre o que é anunciado e o que é vivido e a diversidade e dispersão colectiva da injunção moral. O presente artigo faz a apresentação de um conjunto de resultados da etologia comparada e da psicologia cognitiva sobre aspectos comportamentais e mentais que poderão ajudar a compreender algumas destas dificuldades.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents